quinta-feira, agosto 09, 2007

Tropas estrangeiras atacadas em Timor antes da tomada de posse do Governo de Xanana

Público, 08.08.2007,
Jorge Heitor


Alguns grupos de jovens, descontentes com o facto de o antigo Presidente Xanana Gusmão ir hoje de manhã tomar posse como primeiro-ministro de Timor-Leste, atacaram ontem à pedrada soldados australianos e pessoal das Nações Unidas destacado no país, onde a situação continuava muito tensa.

Enquanto o chefe do Governo cessante, Estanislau da Silva, dizia ao jornal australiano The Herald que a Fretilin, partido mais votado nas legislativas de 30 de Junho, mantém a disposição de "utilizar todos os meios ao seu alcance" para protestar contra a escolha de Xanana e da Aliança com Maioria Parlamentar (AMP), a juventude em fúria acusava o Presidente, José Ramos-Horta, de ser "um fantoche" de Camberra e de Washington.

No entanto, em entrevista à Lusa, Ramos-Horta disse que só não foi possível um governo de grande inclusão, como a Fretilin pretendia, por intransigência da AMP. A formação liderada pelo antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri teria sido mais pragmática: "Tem-se portado correctamente comigo."

Ao mesmo tempo que nas ruas de Baucau, Díli e outras localidades centenas de cidadãos descontentes protagonizam cenas de violência, gritando "abaixo John Howard", primeiro-ministro australiano, nos corredores do poder as coisas passam-se de forma muito mais suave. "Não tenho recebido da liderança da Fretilin senão provas de respeito pelo chefe de Estado", insiste Ramos-Horta, segundo o qual o Tribunal de Recurso é que poderá dizer se a indigitação de Xanana foi ou não legal.

"Transporto uma pesada cruz de pau", lamentou-se ainda o Presidente, citado pela Lusa, ao referir-se ao fogo cruzado a que é sujeito por parte de políticos tanto da Fretilin como da AMP. Em Washington o Departamento de Estado apelava a todas as partes para aceitarem o Governo que hoje toma posse e no qual Xanana reserva para si a responsabilidade directa pela Defesa, Segurança e Recursos Naturais.

Uma das designações susceptíveis de mais desagradar à direcção da Fretilin é a do seu dissidente José Luís Guterres, líder da ala contestatária Mudança, para um lugar de vice-primeiro-ministro, se bem que o próprio preferisse o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que já chegou a dirigir.

Veto presidencial
Algumas das escolhas iniciais de Xanana para a sua equipa depararam com o veto presidencial, tendo isso acontecido tanto no pelouro da diplomacia como no das Finanças, conforme declararam ao PÚBLICO alguns dos seus aliados.

O Parlamento terá agora de viabilizar o programa de governação que vier a ser apresentado por esta coligação de quatro partidos, reforçada por alguns independentes, e depois aprovar o orçamento, tendo entretanto Ramos-Horta tido o cuidado de sublinhar que "maioria e minoria fazem parte da vida democrática".

"[O bem comum do povo timorense] exige que sejamos tolerantes", sublinhou o Presidente da República, quando finalmente tornou pública a sua posição, depois de cinco longos dias de espera sobre quem é que na verdade iria ser o primeiro-ministro. E logo a seguir falou do dever de "melhorar as condições de vida, a administração e o governo, tendo por horizonte a esperança no futuro".

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.