quinta-feira, agosto 09, 2007

Cerimónia rodeada de fortes medidas de segurança

Xanana Gusmão presta juramento como primeiro-ministro e promete unir o país

Público, 08.08.2007 - 11h22

O ex-Presidente de Timor-Leste Xanana Gusmão prestou hoje juramento como primeiro-ministro. Um dos principais objectivos do seu mandato é a unificação do país desestabilizado por actos de violência, pobreza e desemprego.

“Juro perante Deus, perante o povo e pela minha honra desempenhar com lealdade as funções que me foram atribuídas”, afirmou no seu discurso de investidura pronunciado em Português no Palácio Presidencial de Díli, rodeado de fortes medidas de segurança.

“Respeitarei a Constituição e as leis e dedicarei a minha energia para a defesa e a consolidação da independência e da unidade nacional”, prometeu Xanana, dois dias depois de ter sido convidado a formar Governo pelo chefe de Estado, José Ramos-Horta. “Este mandato representa claramente a vontade de mudança dos timorenses”, afirmou.

Ontem, a polícia timorense e as forças de segurança internacionais presentes no território dispersaram com gás lacrimogéneo uma centena de manifestantes simpatizantes da Fretilin que se juntaram nas imediações do aeroporto, onde atiraram pedras contra a polícia e queimaram pneus.

O resultado das eleições legislativas provocou um impasse institucional. A Constituição prevê que o primeiro-ministro “seja designado pelo partido que recolha mais votos ou pela aliança de partidos com maioria parlamentar”. O Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor (CNRT), fundado pelo ex-presidente Xanana Gusmão, assinou uma aliança com três partidos minoritários para ficar com 65 lugares no Parlamento e formar um Governo de coligação. Mas a Fretilin recusa esta hipótese afirmando que não pode ser deixada de lado, tendo em conta que foi o partido mais votado com perto de 30 por cento dos sufrágios.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.