quinta-feira, agosto 09, 2007

PARTICIPE NO DEBATE QUE DECORRE NO PÚBLICO ON-LINE:

Cerimónia rodeada de fortes medidas de segurança
Xanana Gusmão presta juramento como primeiro-ministro e promete unir o país

08.08.2007 - 11h22

O ex-Presidente de Timor-Leste Xanana Gusmão prestou hoje juramento como primeiro-ministro. Um dos principais objectivos do seu mandato é a unificação do país desestabilizado por actos de violência, pobreza e desemprego.

Comentários:

Mesmo não sendo timorense sinto cá uma raiva...
Por Zé Guilherme, Vila Nova de Gaia
Para mim e para muitos timorenses (os puros), a maioria, Xanana como político é uma nulidade e como homem a vergonha das vergonhas... Hoje 1º ministro, amanhã coveiro de Timor...

Desonestidade tem limites
Por Anónimo, NY
Mudança como diz o Ramos Horta, esqueceu-se que o partido mais votado foi a Fretilin? E o Xanana diz que jura perante o povo desempenhar com lealdade, quando ele não respeita esse mesmo povo! Diz que vai unir os timorenses não me faça rir, internacionalmente, eu e muita gente para Timor enquanto voces estiverem no poder nem um chavo, democracia sim, desonestidade não.

Embuste
Por ernesto, algueirão
O Xanana perdeu a vergonha e junto ao Ramos Horta formam o maior embuste em Timor, julgam-se donos de Timor, perdeu limpo nos votos e o amigo indigita-o como 1º ministro e a comunidade mundial aplaude, o Chavez é eleito democraticamente pede ao povo em referendo para que alterem a constituição e ganha é chamado ditador, que contradição!

Frete à Australia, USA e Vaticano
Por João Lopes, Samora Correia
Este mandato representa tão somente fazer o frete aos australianos e norte-americanos e acabar o golpe que começou há dois anos com a benção da Igreja do Vaticano. Os três – Austrália, USA e Vaticano – estão com pressa em deitar a mão ao gás e petróleo do Mar de Timor, por isso investiram nessa parelha de palhaços no Horta e no Xanana.

Até têm o porta-voz das milícias indonésias! Vergonha!
Por Luis Simões, Almada
Até têm como ministro o porta-voz dos vermelhos e brancos que entre outros "feitos" mataram à catanada 25 timorenses que se tinham abrigado na igreja de Liquisa. Fora com estes assassinos usurpadores! Abaixo o Horta e o Xanana! Abaixo os traidores!

É mentira isto do "impasse"
Por Margarida, Amadora
É mentira que as eleições tenham provocado um “impasse constitucional”. As eleições elegeram a Fretilin em primeiro lugar que ficou claramnte à frente do CNRT com mais 5 % - isto é a Fretilin teve 29% e o CNRT 24% e NINGUÉM contestou os resultados eleitorais. A nomeação do Gusmão é uma burla aos Timorenses que votaram na Fretilin para governar e é apenas mais um frete a Australianos e Norte-americanos, aliás os únicos que há data já o felicitaram.

PALHAÇADA...
Por Gil, Porto
É uma autentica palhaçada... Como em portugal... Vira o disco e toca o mesmo... Os "tachos" são sempre para os mesmos, mas o povo não aprende...Volta Indonésia, estás perdoada... Enfim, Oligarquias...

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1301697&showComment=1

2 comentários:

Anónimo disse...

Últimos Comentários no Público On-Lin:

A mentira tem a perna muito curta
Por Margarida, Amadora
A mentira tem a perna muito curta Qum diz que “o Xanana, (...) viu torturar toda a família” esquece-se que foi o próprio quem se gabou no discurso de 23/06/06 que “na guerra eu não perdi nenhum membro da minha família, tu perdeste a tua família toda. Nicolau com todos os teus irmãos, estão a olhar para nós, estão a chorar por causa das coisas que estão a acontecer. Eu sei que eles não querem isto”. Para ler o resto aqui vai o link: http://timor2006.blogspot.com/2006/06/discurso-de-xanana-gusmo-ao-povo-amado.html

Oh seus...
Por Em nome de Jesus, Tribunal do Santo Ofício
Oh seus filhos da p... Como é que se atrevem a insultar um Homem como o Xanana, que, durante o tempo em que esteve prisioneiro, viu torturar toda a família? Ao pé dele, até o Cunhal era um Betinho da Lapa !!!

É a ocidentalização de Timor!
Por L.S., VRSANTONIO
É a ocidentalização de Timor! Lá, tal como cá, jura-se defender a Constituição, e, logo a seguir, mete-se na gaveta, tal como o outro que meteu o socialismo na gaveta e nunca mais de lá o retirou. Sim! Porque o socialismo é ter que repartir por dez milhões de portugueses a riqueza produzida e, isso, seria trágico para esta centena e meia de galifões mais os seus filhotes, serventuários e lacaios, que dominam este país. Prometem o céu ao povo que os elege e depois mandam-no para o inferno! O Ramos Horta e o Xanana sabem o que estão a fazer. Estudaram pele mesma cartilha. O primeiro esteve exilado nos Estados Unidos; e o segundo casou com uma australiana! E a santa madre Igreja o que faz?.. E o monsenhor Ximénes Belo?..Calados que nem ratos!.. Primeiro estão os superiores interesses de americanos e australianos e quejandos. Depois, se sobrar alguma coisa e se o povo se portar bem, pode ser que lhe toque alguma coisa! Só é pena, o carinho e a solidariedade que os portugueses lhes dispensaram! Mas, o povo de Timor não tem culpa e saberá reagir para defesa dos seus interesses. A Fretilin saberá ajudá-lo, com dignidade.

Arrogantes, bárbaros e cuéis
Por Marta, Lisboa
Recomeçaram as perseguições a patriotas timorenses e o desrespeito pelas decisões de outros órgãos de soberania. A escola do Horta e do Xanana agora seguida por esta anã, ministra da justiça, apesar do seu partido, o PSD apenas ter eleito 6 deputados, contra os 21 que a Fretilin elegeu. Os usurpadores mostram como são arrogantes, bárbaros, cruéis e ditadores totalitários.

Políticos Honestos
Por Anónimo, Austrália
Caros comentadores, comprendo perfeitamente a vossa ignorância em relação a tudo o que está a passar em Timor e principalmente dos políticos. Timor ainda é uma jovem democracia e mesmo assim o Presidente da República escolheu de acordo com a Constituição ao escolher AMP para a formação do Governo, é aquele que reúne as condições porque tem a maioria parlamentar. Como é sabido na democracia não ganha o partido apenas por ser o mais votado mas sim com maioria absoluta, para poder ter uma certa estabilidade na governação tanto mais numa jovem democracia. Em relação a Fretilin nem vale a pena comentar, basta ver quem são os seus dirigentes para saber. Felizmente Timor ainda existe políticos honestos que pensam no povo como é o caso de Xanana e Mário Carascalão. Basta ver assim que foi anunciado o convite a Xanana para formar governo, a fretilin começou destruir provas existentes durante a sua governação, como ex. Alfândega, etc

Fora com o ditador!
Por Margarida, Amadora
O maior sinal de mudança foi Xanana ter ganho com 82% em 2002 e ter perdido com 24% em 2007! É obra apenas em cinco anos ter perdido quase 60% do seu eleitorado! Mas perdendo usurpou o mandato de quem ganhou, a Fretilin. Fora com o usurpador totalitário e tirano. Fora com o ditador!

Ajudemos os amigos Timorenses
Por Joana, Santarém
Agora com a usurpação do poder por estes dois mafiosos populistas temos que continuar a apoiar os nossos irmãos timorenses, pois seria cruel abandoná-los nestas dificuldades. Com uma dignidade notável, foram quase duas centenas de milhar – um quinto da população – expulsos das suas casas, sujeitaram-se a viver (e 100.000 continuam a viver refugiados em campos), a muitos pilharam tudo o que tinham, os melhores foram caluniados e difamados, mas numa exemplar lição de civismo foram em massa às urnas e votaram. Agora roubam-lhes a vitória, mas exemplarmente continuam a luta e não reconhecem este governo ilegítimo e inconstitucional. Agora, mais que nunca, eles precisam do nosso apoio, do nosso encorajamento, do nosso estímulo. Continuem a luta, amigos da Fetilin!

O vira dos traidores
Por Marta, Lisboa
O Horta, Xanana e aliados confundem eleições com o baile mandado à moda Australiana – ora agora roubas tu, ora agora roubo eu, ora agora roubas tu mais eu. Mas sempre, sempre a roubarem os que lutaram, os que se sacrificaram, os que construíram, isto é os lutadores da resistência, os que combateram nas montanhas e no exterior, os que combateram no erguer do Estado e das instituições democráticas, isto é e em particular a Fretilin que foi, é e continuará a ser a grande força pela independência e soberania da nação Timorense. Mas assim como custou, demorou, mas acabaram por dar um piparote aos Indonésios, hão-de dar um piparote aos Australianos e aos seus colaboracionistas caseiros e nem o Nobel ou a Ana Gomes os hão-de salvar.

Pior que palhaços, são traidores
Por Luisa, Charneca da Caparica
Já há muito que esses dois palhaços tinham o plano da troca de lugares. Para isso tinham que arredar o único partido que durante 24 anos lutou pela independência. Falhado que foi o 1º golpe pela via das armas no ano passado e o golpe pelos tribunais e comissões de inquérito internacionais, consumam-no à terceira, ignorando pura e simplesmente o resultado das eleições. E escandalosamente transformam os 24% do partido que perdeu as eleições em direito de governar e em tudo e todos mandarem, numa ânsia de tiranos absolutistas! Desavergonhados, desonestos, ditadores, totalitários, são uns pulhas este Horta e Xanana, e todos os seus aliados! Não os confundimos com os Timorenses que lutando conseguiram a sua independência e lutando se hão-de ver livres desta cambada de farsantes, colaboracionistas e traidores.

Na proxima será::
Por Anónimo, p
xanana presidente e horta primeiro ministro. E depois passará a ser horta presidente e xanana primeiro ministro. E por aí fora... Os Timorenses é que estarão mal. Como sempre.

Anónimo disse...

Sim nos timorenses sempre precisamos da ajuda dos povos amigos. Refreiem um pouco antes de nos comentarem. Nao é a mesma coisa sentir Timor através da internet ou senti-la vivendo aqui com os seus cheiros para compreender as suas nuances.
Em Timor-Leste, Xanana é tratado por MAUN ou MAUN BOOT por todo o povo. Desde os mais humildes passando pelos antigos guerrilheiros ate as figuras de topo da classe politica timorense, aos vendedores nas ruas ou mercados, os membros do seu CNRT etc. E é um sentimento genuinamente expresso por toda essa gente.
Enquanto que ao Mari nao o tratam por maun. Os membros do seu partido tratam-no por camarada SG; os mais proximos dentro do seu partido tratam-no por Camarada Mari; os simpatizantes do seu partido tratam-no por sekgen; o povo em geral tratam-no por Sr PM;
Estas sao as diferencas que mesmo manifestadas tao publicamente, os amigos nao compreendem. Porque nao estao aqui no nosso meio. Nem tudo se mede pela mesma bitola.
Letomao

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.