quinta-feira, agosto 09, 2007

Intrigantes acontecimentos

Jornal de Notícias – Quinta-Feira, 9 de Agosto de 2007

Paquete de Oliveira, Sociólogo e professor do ISCTE*
[...]

3. Num outro contexto, lá longe, mas perto do nosso coração, os acontecimentos que nos são relatados a partir de Timor, em Dili e Baucau, lançam-nos em profundas reflexões sobre o modo de constituição das novas democracias. Politicamente, o que se está a passar em Timor, acode-me um certo sentido de intriga na correcção desta concertada dança de cadeiras entre Ramos-Horta e Xanana Gusmão, face aos resultados de uma eleição com regras constitucionais concebidas, à maneira portuguesa. E se, por um lado, devido á distância, é verdade que não se sabe o suficiente para avaliar a justeza política da decisão, fico algo intrigado com o silêncio completo que, sobre estes acontecimentos, os nossos habituais comentadores da coisa política estão a fazer. Agora, não se trata de intervir. Trata-se de comentar.

Talvez seja esta estação de Verão que nos leva a dar uma maior atenção a estes assuntos da vida corrente. Porventura, noutra altura, menos intrigantes. Mas com a intriga suficiente para nos fazer reflectir em assuntos sérios que envolvem a espuma da trama social (policial, financeira e política) dos nossos dias.

* Paquete de Oliveira escreve no JN, semanalmente, às quintas-feiras

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.