sábado, junho 30, 2007

Timor-Leste/Eleições: "Xanana quer destruir-me", diz Mari Alkatiri ao votar

00:59 sábado, 30 JUN 07

Díli, 30 Jun (Lusa) - O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, afirmou hoje que Xanana Gusmão, ex-presidente e líder do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), quer destruí-lo, mas manifestou-se "convicto" de que o seu partido vai vencer as eleições legislativas.

Em declarações aos jornalistas, momentos após votar no Bairro do Farol, em Díli, onde reside e depositou o boletim na urna cerca das 08:30 locais (00:30 em Lisboa), Alkatiri insistiu que não vai para o governo e que quer preparar o partido para as próximas eleições gerais, em 2012.

"Xanana (Gusmão) não quer destruir a Fretilin. Quer destruir-me a mim", afirmou Alkatiri, que foi primeiro-ministro entre 2002 e 2006, tendo pedido a demissão na sequência de uma querela política.

Xanana foi, aliás, o principal alvo das críticas de Alkatiri durante o quase um mês de campanha eleitoral, que terminou quarta-feira.

O secretário-geral da Fretilin, que votou ao mesmo tempo e ao lado do líder do partido, Francisco Guterres "Lu Olo", afirmou que o seu partido partiu para as legislativas "já com uma maioria relativa" e reivindicou "vitória" na votação que hoje se prolonga até às 16:00 locais (08:00 em Lisboa).

Alkatiri, escusando mais uma vez adiantar qual o eventual primeiro-ministro a indicar pela Fretilin em caso de vitória, garantiu que não estará no eventual executivo a formar pelo partido, também em caso de vitória, e que quer preparar a nova geração de políticos da sua força política.

JSD/PRM.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.