sábado, junho 30, 2007

Timor-Leste/Eleições: CNE destaca grande afluência às urnas

Lusa – 30 de Junho de 2007, 10:05

Díli - A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Timor-Leste destacou hoje que os eleitores timorenses "votaram em grande número" nas legislativas que decorreram no país e cujas urnas já encerraram.

Numa nota de imprensa e sem adiantar números, a CNE sublinha a satisfação por a votação ter decorrido "pacificamente" e que a parte logística permitiu que as urnas abrissem e fechassem à hora prevista.

"Como vem sendo hábito, a grande maioria dos eleitores votou às primeiras horas da manhã. A adesão de eleitores foi aparentemente elevada, embora em alguns distritos se tenha notado uma ligeira redução do número de votantes, comparativamente às eleições presidenciais", lê-se no documento.

"À hora do fecho das urnas, as equipas da CNE no terreno reportaram que o processo eleitoral decorreu com normalidade. Os procedimentos de votação, tais como controlo de filas, identificação dos eleitores, verificação e colocação de tinta nos dedos, foram respeitados de forma eficaz pelos oficiais das Estações de Voto", acrescenta-se.

No entanto, refere-se no documento, foram detectados alguns problemas que, embora menores, afectaram temporariamente algumas assembleias de voto.

Entre eles, a CNE registou a entrega de boletins de voto no local errado, outros sem número de série ou manchados, menores de idade que tentaram votar e a existência de materiais de propaganda política em algumas estações de voto.

"Todas estas questões foram resolvidas correctamente pelos oficiais das assembleias de voto, com a ajuda das equipas do STAE (Serviço Técnico de Administração Eleitoral) e da CNE, sob a supervisão dos Comissários da CNE", sublinha-se no documento.

A CNE adianta ainda que, cerca das 16:30 locais (08:30 em Lisboa), meia-hora após o encerramento da votação, as urnas, já seladas, começaram a ser transportadas para as Assembleias de Apuramento Distritais.

É aí que se vai proceder à contagem dos votos, a partir das 07:00 locais de domingo (23:00 de hoje em Lisboa).

Os resultados estarão disponíveis através da Internet e serão actualizados de quatro em quatro horas, no sítio da CNE em: www.cne.tl.

JSD/PRM-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.