quinta-feira, fevereiro 15, 2007

UNMIT – Monitorização dos Media – Quarta-feira, 14 Fevereiro 2007

(Tradução da Margarida)

A MISSÃO INTEGRADA EM TIMOR-LESTE NÃO GARANTE A EXATIDÃO DESTES RELATOS

Relatos dos Media Nacionais

Taur não acredita que Rogério (estivesse) envolvido na distribuição de armas


O Brigadeiro-General das F-FDTL Taur Matan Ruak disse no tribunal na Terça-feira que não acredita que Rogério Lobato distribuísse armas a civis para desestabilizar a nação.

Durante o testemunho, o responsável das forças de defesa nacionais disse ainda que soube do grupo de Railos pelos media internacionais, e que a questão da distribuição de armas foi levantada por Ramos-Horta na residência do antigo Primeiro-Ministro.

A seguir ao encontro, emitiu um documento para o então Primeiro-Ministro, Mari Alkatiri, o Tribunal de Recurso e o Presidente da República pedindo uma inspecção e controlo às armas de ambas as instituições, as F-FDTL e a PNTL, mas que Paulo de Fátima Martins, então o Comandante-Geral da PNTL disse que as armas já não estavam no depósito dado que ele as tinha mudado para Aileu, Liquiça e outros sítios.

Taur disse que ficou em choque ao saber que o depósito estava vazio. Pediu desculpas a Rogério acrescentando que estava emotivo na altura porque soubera que Rogério Lobato ia assumir o cargo de Ministro da Defesa.

O Brigadeiro-General continuou (a dizer) que em 29 de Abril fizeram uma reunião de gabinete na residência de Alkatiri para analisar a situação porque o comando da PNTL tinha perdido o comando da situação e enfrentavam muitas dificuldades e, pensou-se, pedir a assistência das F-FDTL para lidar com a violência que irrompera da manifestação dos peticionários.

Durante uma outra reunião, Taur Matan Ruak disse que sugeriu que a PNTL ficasse com a responsabilidade da segurança na capital enquanto que as F-FDTL assumissem a responsabilidade dos subúrbios de Dili dado que os peticionários estavam a mover-se para fora da cidade. Em relação ao ataque em Tibar, Taur disse que recebeu informação do terreno de batalha que as pessoas que estavam a atacar o quartel das F- FDTL eram civis, peticionários e membros das PNTL, vestidos com uniformes militares e da PNTL.

Disse que soube de Railos e do seu grupo pelo relatório da Comissão Independente de Inquérito e reconheceu a distribuição de armas a civis nomeadamente a antigos veteranos para reforçar contra o sistemático ataque sobre as F-FDTL pelo major Alfredo, membros da PNTL e grupos de civis.

Taur disse ao tribunal que a situação se agravou em 24 de Maio quando o major Alfredo e um grupo de 10 elementos da URP de Aileu atacaram as F-FDTL em Fatuahi, a sua residência em Dare, o quartel da Polícia Militar e o quartel das F-FDTL em Tasi-Tolu. Disse que o ataque foi bem planeado e organizado, afirmando que foi uma conspiração política para desestabilizar a nação por meio das forças armadas de modo a provocar uma intervenção do exterior.

O Brigadeiro disse que durante a reunião do Conselho da Defesa foi decidido pedir intervenção internacional para evitar mais problemas.

O advogado de defesa de Rogério Lobato, Paulo Remédios, disse ao tribunal que cedo na Terça-feira de manhã, 13/2, um carro preto sem placa de matrícula e com pessoas armadas o ameaçaram na sua residência. Pediu ao tribunal para tomar medidas mas o Presidente dos Juízes, Ivo Valente, pediu-lhe para apresentar queixa ao Ministério Público.

José Edmundo Caetano, advogado da Justiça e Paz da Diocese de Dili, disse que as autoridades internacionais nos tribunais precisam de aprender mais sobre a legislação de Timor-Leste em vez de implementar leis para confundir as pessoas e contribuir para a deterioração da situação que pode levá-los a não acreditar nas leis do país como resultado da sua irresponsabilidade. (DN, STL, TP)

A UNMIT pede a Longuinhos para re-estabelecer contacto com Alfredo

O SRSG em exercício, Eric Gim Tan ae o Vice-SRSG Finn Reske-Nielsen reuniram-se com o Procurador-Geral de Timor-Leste Longuinhos Monteiro na Terça-feira e pediram-lhe para re-estabelecer contacto com o major Alfredo para continuar o processo de diálogo. De acordo com Longuinhos ele não se decidiu ainda se vai ou não contactar Alfredo devido aos muitos argumentos que isso instiga. O Vice-SRSG Tan sublinhou que a UNMIT quer fortemente continuar com o diálogo de modo a insistir com Alfredo para seguir pacificamente os procedimentos da justiça. (TP)

A ONU pede aos políticos para não usarem crianças para interesses políticos

A ONU pediu aos partidos políticos em Timor-Leste para não usarem crianças para os seus interesses políticos, disse o Vice-SRSG Finn Reske-Nielsen num discurso no lançamento de um estudo global da ONU sobre a violência contra as crianças no Hotel Timor em Dili. Reske-Nielsen apelou também aos pais, aos grupos de artes marciais e a outras organizações para não usarem crianças para fins políticos, relatou hoje o Timor Post. De acordo com o estudo, há violência contra as crianças em Timor-Leste no seio das famílias, escolas, instituições, locais de trabalho, comunidades e numa base diária, disse o Vice-SRSG Finn. (TP)

Uma casa danificada depois duma busca da polícia

Uma casa e algum do seu conteúdo ficaram danificados quando a UNPOL procurou por armas ilegais. De acordo com o Timor Post, a polícia da GNR fez busca à casa em Palapaso, Farol, onde se suspeitava haver armas. Oito pessoas foram detidas mas sete foram libertadas mais tarde. Elda da Costa a proprietária da casa disse que não estava feliz com o modo como a polícia, especialmente a GNR, conduziu as operações quando entraram na propriedade sem um mandato de busca e autorização das pessoas que vivem na casa. Da Costa disse que a polícia numa caravana de quatro carros entrou na sua casa quando a família estava a dormir cedo na manhã. A família mudou-se para a casa do Estado depois da sua casa em Ailoklaran ter sido queimada.
Entretanto, a porta-voz da UNPOL, Monica Rodrigues, disse que a UNPOL capturou uma pessoa que se envolveu com o grande grupo de pessoas na Segunda-feira em ataques contra a polícia que patrulhava a área de Comoro, resultando em janelas partidas. A pessoa está sob investigação. Uma outra pessoa foi detida quando tentaram apedrejar dois polícias num veículo também nessa área, disse Rodrigues. Disse que a polícia continua a investigar e a deter os envolvidos na violência. (TP, DN)

7-7 não envolvido na violência

O Secretário-Geral do grupo de artes marciais 7-7, Sanamia, disse que o seu grupo não esteve envolvido no confronto no Bairro Pité. Sanamia disse que de acordo com a informação que recebeu, que a organização 0-0, que afirma não participarem em nenhum grupo de artes marciais, foram os que estiveram envolvidos na violência.
Disse ainda que os nomes das duas organizações estão a ser usados para pôr mais peso sobre o trabalho do governo. Disse que até agora a liderança da 7-7 e do PHST está a ir bem e que continua a esforçar-se para parar a violência que envolve membros das duas organizações. Também pediu perdão ao povo de Timor-Leste pelo comportamento de alguns membros do seu grupo e pediu às outras organizações de artes marciais para trabalharem juntas com o governo, PNTL e polícia e militares internacionais e para trazerem estabilidade, liberdade e paz ao país.
(STL)

RTTL Títulos das Notícias
Terça-feira 13-02-2007

Leman: Parlamento deve ser responsável pela situação

O deputado Riak Leman (PSD) disse que os conflitos diários estão a matar jovens decido à ausência de segurança e que o Parlamento deve ser responsável visto representar o povo. Disse que o governo e o Presidente da República estão a puxar pela reconciliação mas que o Parlamento não está a fazer nada. Sublinhou que se o Parlamento é passivo em responder às questões de segurança, então é irrelevante.

Avaliação do Governo sobre segurança alimentar

O governo de Timor-Leste está a efectuar uma avaliação do abastecimento alimentar do país. O Ministro da Agricultura e Pescas, Estanislau da Silva disse que a segurança alimentar é crucial visto que o governo precisa de tomar medidas urgentes para responder às pessoas que já enfrentam falsas de alimentação nalgumas áreas.
Em relação ao aumento do preço do arroz, Da Silva disse que o governo decidiu vender o guardado em armazém a um preço mais baixo e que comprará mais para manter um abastecimento para emergências.

Deputados pediram à Comissão C do Parlamento para investigar os comerciantes que estão a vender arroz a preços altos dado que isso está a afectar a população. De acordo com o deputado Leandro Isac ele recebeu informação de negociantes que lhes disseram para não venderem arroz. Disse também que o arroz para ser distribuido à população especialmente às pessoas vulneráveis tem sido usado para actividades de partidos políticos.

Treino para Notários Públicos

Dois meses de treino foi concluído para pessoal a trabalhar para o Notário Público. O advogado Paulo Remédios deu o treino que começou no mês de Novembro, para o pessoal de Dili e dos distritos.

...

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.