quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Novos episódios de violência em Díli

Rádio Renascença – 21-02-2007 9:47

Grupos de jovens atacaram hoje várias viaturas – uma delas transportava professores portugueses – mas há também relatos de saques a lojas. A situação é tensa, segundo relata o correspondente da Renascença.

“É uma situação muito complicada a que se vive hoje em Díli”, segundo Sérgio Tavares. O correspondente relata que muitos populares invadiram um armazém de arroz e a GNR foi chamada a intervir, fazendo algumas detenções.

No entanto, o principal problema têm sido os vários grupos de jovens espalhados pela capital, junto às estradas, e que estão a apedrejar as viaturas, principalmente as do Governo, tendo queimado algumas delas.

Sérgio Tavares diz que “uma carrinha da cooperação portuguesa, devidamente identificada e que transportava alguns docentes, foi apedrejada, mas não houve vítimas”. Ainda assim, na sequência destes problemas, as aulas foram interrompidas durante a tarde. Os espaços comerciais fecharam portas e, com o cair da noite, são esperadas mais complicações.

Têm circulado mensagens via “SMS” em inglês a aconselhar as pessoas a permanecer em casa, mas por parte da embaixada portuguesa não houve, até agora, qualquer aviso oficial nesse sentido. Não são ainda conhecidas as razões destes novos actos de violência. A polícia das Nações Unidas em Timor-Leste tem agendada para amanhã uma conferência de imprensa.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.