quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Conselho Segurança delibera sobre missão ONU e reforço contingente


Nações Unidas, Nova Iorque, 22 Fev (Lusa) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas delibera hoje em Nova Iorque sobre o prolongamento do mandato da Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT) e o reforço de efectivos estacionados no país.

A proposta de prorrogação do mandato, que termina no próximo dia 25, e do reforço policial, constam do relatório que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, remeteu no passado dia 12 àquele órgão, em que acentuava que embora a situação em Timor-Leste tivesse registado melhorias esta permanece "volátil e o clima político incerto".

Fontes diplomáticas na ONU disseram à Lusa que a missão da ONU em Timor-Leste deverá ser aprovada por mais um ano, juntamente com o pedido para o envio de mais uma unidade policial portuguesa para Dili.

O secretário-geral das Nações Unidas recomendou também o envio para Timor-Leste de uma unidade adicional de polícia para garantir a estabilidade durante as próximas eleições presidenciais, marcadas para 09 de Abril.

No debate do passado 12 os países membros do Conselho de Segurança deram, na generalidade, apoio ao pedido do secretário-geral.

A reunião do Conselho de Segurança em Nova Iorque está marcada para hoje de manhã, hora de Nova Iorque, e fontes diplomáticas disseram que deverá terminar "muito rapidamente, sem qualquer problema".

A reunião do Conselho de Segurança coincide com a deterioração da situação de segurança, marcada por confrontos entre grupos de marginais e apedrejamento de edifícios públicos e viaturas do Estado e da UNMIT.

JP/EL-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.