Camberra, 21 Fev (Lusa) - O governo australiano actualizou hoje o alerta para os seus cidadãos que tencionem visitar Timor-Leste, recomendando que reconsiderem esses planos "devido à volátil situação de segurança" naquele país.
A recomendação, divulgada pelo Departamento de Negócios Estrangeiros e Comércio (DFAT), do Ministério dos Negócios Estrangeiros, adianta que a situação de insegurança "se pode deteriorar ainda mais e os cidadãos australianos poderão ser surpreendidos em actos de violência dirigidos contra terceiros".
As condições de segurança agravaram-se hoje em Díli com ataques a um armazém de alimentos e apedrejamentos a viaturas das Nações Unidas e do Governo, que causaram ferimentos em sete polícias da ONU (UNPol).
Em resposta ao aumento da tensão na capital timorense, as autoridades responderam com mais soldados nas ruas e o anúncio de um plano de importação e distribuição de arroz.
"Continuam a verificar-se incidentes entre grupos de marginais, com episódios de violência, assaltos e vandalismo em Díli", salientou o DFAT, que destaca o facto de "cidadãos australianos e de outras nacionalidades terem sido envolvidos em incidentes recentemente registados".
Nos incidentes de hoje, sete polícias da ONU (UNPol) ficaram feridos nas operações de manutenção da ordem em diferentes pontos da cidade, no segundo dia de ataques sistemáticos contra viaturas e elementos da missão internacional de paz (UNMIT).
As viaturas do Estado (identificáveis pelas matrículas oficiais, incluindo as que distinguem os membros do executivo) e várias instalações públicas continuam a ser alvo de ataques persistentes de diferentes grupos.
As Forças de Segurança Internacionais (ISF) aumentaram as patrulhas de soldados australianos nas ruas de Díli e a UNPol reforçou as suas equipas com a deslocação de pessoal normalmente adstrito a funções administrativas.
Referindo-se à situação que se vive na capital timorense, o representante especial do secretário-geral da ONU em Díli, Atul Khare, reconheceu que se registou um "aumento dos incidentes violentos" nas últimas duas semanas. "Isto implica desafios para o povo de Díli, dado que a violência interrompe a sua vida diária", acrescentou Atul Khare num comunicado distribuído a meio da tarde (hora local).
EL/PRM-Lusa/Fim
quinta-feira, fevereiro 22, 2007
Austrália alerta para volatilidade da situação de segurança
Por Malai Azul 2 à(s) 09:44
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
1 comentário:
Australia want to take control of East Timor it is occupation of Australlia Troops they came with a language to divide lorosae and loron monu and put our leaders against each other.Divide to reign.Attitude of Aust.troops of new colonialism they always defend the integration and get trained with Indonesian.Aust Troops is a factor of destabilisation in East Timor to create caos.It is better to withdrawn otherwise the situation getting worse.Any corner I go I got complaint what are they doing here.they do not want to see a stable government but a government that it is puppet to be manipulated. as they are doing in Pacific islands.They said replace Mari to solve the crise but now getting worse.I hope is going to be better let us to do the job to solve our problems.It'is in our hands can not wait someone to do the job for us UN is a project and Australia take control of East Timor.
Enviar um comentário