segunda-feira, julho 10, 2006

PR vai fazer declaração ao país

O Presidente Xanana Gusmão vai dirigir-se ao país no fim do dia.


.

14 comentários:

Anónimo disse...

sera para repetir de novo uqe nao quer no governo um grupo pequeno que veio de fora ambiciosos de poder, sedentos de sangue, indiferentes ao sofrimento do povo porque nao conhecem a realidade interna de Timor-Leste. Ate parece que Timor-Leste eh uma quinta de aboboras.

Anónimo disse...

Tenham a santa paciencia porque o PR tem mais sentido de estado do que o Alkatiri. Isto e um sentido de Estado VERDADEIRAMENTE democratico e nao a "democracia" a moda cubana que a fretilin queria intituir em timor.

Anónimo disse...

De acordo!...
Forca Xanana Gusmao!
O povo ja abriu os olhos e mais do que nunca confia em ti!...

Anónimo disse...

Tem razao quando diz que o povo ja abriu os olhos. So que vamos ver em quem confia....

Anónimo disse...

Os últimos discursos do PR não têm sido grande coisa!! Esperar para ver, mas... Se por agora estivesse calado seria melhor, ou então que o tivesse feito na tomada de posse! O que o amedrontou?

Anónimo disse...

O discurso vai ser ao nivel de um Chefe de Estado. O pedro Bacelar está lá...
Até já o Ramos Horta pela primeira vez fala em separação de poderes e que não se pronuncia sobre o caso de Alkatiri por ser um caso da justiça.

Bacelar é sem dúvida um grande professor e os alunos estão a aprender rápido.

Anónimo disse...

O Bacelar nao e nada mais que um bom conselheiro ao lado de um bom lider. Nao foi o Bacelar que moldou Xanana naquilo que e. Foi a longa e amarga luta para a liberdade de um povo e um pais que ele ama. E mentalidade colonialista dizer que o Xanana so e um grande Estadista porque o Malai Bacelar esta a fazer dele um grande estadista. Os timorenses rejeitam fortemente esta mentalidade neo-colonialista de que os timorenses de nada valem sem os malais.

Ja ninguem fala de Mari Alkatiri porque ele ja nao tem peso no novo processo.
A unica coisa que resta saber e quais foram as suas responsabilidades nesta crise e ser punido proporcionalmente as essas responsabilidades. Timor continua o seu rumo ao futuro mesmo sem Alkatiri. Sempre foi e sempre ha de ser assim.

O discurso do PR vai ser mais um discurso de Chefe de Estado, como tem sido ate a data e o seu conteudo vai ser, mais uma vez e num tom, relevante e adequado a nova situacao. O seu ultimo discurso foi altamente adequado a situacao vivida entao e foi bem compreendido por aqueles que contam para o processo, OS TIMORENSES e nao os portugueses australianos e outras pessoas de outros cantos do mundo. O Xanana tinha dito, e muito bem, que antes de satisfazer a comunidade internacional tinha que prestar contas ao seu povo e foi isso que ele fez com o seu ultimo discurso. Acredito que os malais e os "duros" da fretilin ficaram chocados e magoados mas nao o povo simples que so quer ouvir as verdades doa a quem doer. Xanana nao e uma pessoa perfeita, ninguem o e, mas mostrou-se estar a altura da defesa dos interesses do seu povo simples e soube ser o seu estimado Presidente da Republica Democratica de Timor-Leste.

VIVA KAY RALA XANANA GUSMAO!!
Presidente da Republica
Comandante Supremo das Falintil-Forcas de Defesa de Timor-leste

Anónimo disse...

O discurso de Xanana Gusmão (se é que vai haver algum duiscurso) vai ser a 'justificação' a todos quantos o estão a criticar agora por não cumprir o que lhes disse à porta fechada ... zamgam-se as comadres (como dizia alguém ontem).

Anónimo disse...

Anonimo das 7:19:07 PM. Esta "zanga" de que fala so prova que o PR nunca esteve por tras de um golpe de estado como voces gritavam histericamente.

Anónimo disse...

Ai meu Deus agora Xanana era o puro... enfim... o que disse, o que fez ou não fez é inegável!

Anónimo disse...

Xanana Gusmão teve e tem uma coragem que nenhum inteligente político em Timor-Leste teve até agora.

De um ex-PM só se viu uma necessidade tremenda e vergonhosa de apego ao Poder a qualquer preço - o arrastar da crise actual e das suas bonitas manobras, foi o quê? Não começou o sr. Alkatiri a dizer, mal viu o caso mal parado para a sua (seu) núcleo duro da Fretilin, a dizer NÃO ME DEMITO! Vão ver em que data foi isso.

Já dizia NÃO ME DEMITO, desde quando?

Afinal o que ía mal e que o Governo não conseguiu resolver? Isso virá ao de cima, pois é responsabilidade política em primeiro grau que se pede.

Negociou um excelente acordo sobre o crude? Desculpem mas se como por aqui afirmam tudo isto foi um golpe de forças a quem não agradaria um encosto de Timor-Leste ao bloco Chinês... porque razão foi o sr. ex-PM então fazer algo que afinal poderá não ter cabimento na região? Era para medir forças?

Os resultados estão aí.

Anónimo disse...

Forca Ramos Horta! agora e o comeco da fase de por o Ze das aboboras no sitio proprio para nao voltar a fazer asneiras! Este palhaco nem com a bengala do Dr Bacelar se endireita!

Anónimo disse...

Xanana Palhaco? Isso nao reflecte bem no vosso ex-PM. Sim porque se ele foi destituido por um "palhaco" como voce diz entao e porque o Alkatiri deve ser um mero ajudante de palhaco.

Anónimo disse...

Quando diz o que os outros pensam, quando assina o que os outros escrevem, e Banana e palhaco! O Povo aqui nas montanhas fica muito preocupado sempre que o Banana vai a TV e Radio ler o discurso a Nacao! Dedica-te as aboboras oh Ze palhaco!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.