No último mês, em Timor-Leste, Todos se dão ao 'luxo' de fazer declarações, dar entrevistas, mesmo aqueles que apenas se representam a si próprios e o fazem para ganhar estatuto 'instantâneo' de 'estrelas'.
Porque não haveria a Fretilin de tomar uma posição pública através de uma mensagem do seu Presidente?
Em particular, quando não faz mais do que apresentar aos militantes e à população de Timor-Leste, a sua interpretação da situação e apelar à não resposta a manobras e provocações - que, por sinal, se sucedem diariamente.
É um acto de maturidade que só peca por um pouco tardio.
Já imaginaram o que teria acontecido se a direcção da Fretilin não tivesse contido os seus militantes e simpatizantes e estes tivessem vindo para as ruas em resposta à violência que ocorreu?
Independentemente das opções da linguagem adoptada na mensagem, trata-se de um gesto de maturidade política de tranquilização.
Grave seria a Fretilin manter-se em silêncio ou, pior ainda, nada ter feito durante toda a crise para conter os seus militantes e simpatizantes, evitando uma situação de descontrole total e bem maior violência.
Parece-me que alguns tentam "prender por ter cão e por não ter"!
quarta-feira, junho 14, 2006
Dos leitores
Por Malai Azul 2 à(s) 17:26
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário