Eu nunca ignorei o «peso excessivo» da Austrália. O que eu sempre critiquei foi a tese que vê em Camberra o epicentro de uma estratégia activa, de uma urdidura, cujo fim consistia em derrubar Alkatiri, sobretudo por motivos de ordem petrolífera.Pura e simplesmente, a história não encaixa no perfil do personagem.
Dito isto, não tenho dúvidas nenhumas de que, por meios não militares, a Austrália procura salvaguardar os seus interesses em Timor.E que, obviamente, isso é por vezes asfixiante do ponto de vista de Timor.Dito isto, a procissão ainda vai no adro...
Paulo Gorjão
quarta-feira, junho 14, 2006
Dos leitores
Por Malai Azul 2 à(s) 10:30
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
1 comentário:
Caro Paulo,
agradeço a resposta. Parece afinal não haver discordância alguma. Estamos todos de acordo.
Também não vejo onde estão as teses com um epicentro da crise em Camberra. Eu, pelo menos, nunca o defendi. Mas vejo que os australianos são vento que sopra no fogo das diverg~encias internas, e isso é ajudar, senão promover, a crise!! Isto deve ser bem claro!
O Howard colocou-se a jeito quando veio dizer mal da governação timorense no momento em que o fez, lá isso colocou, bem a jeito! Isto é bem mais do que defender os interesses da Austrália em Timor!
Um forte abraço,
Eduardo, http://pantalassa3.blogspot.com/
Enviar um comentário