terça-feira, abril 01, 2008

Onze escolas "online" em projecto-piloto da Timor Telecom

Díli, 31 Mar (Lusa) - A Timor Telecom lançou hoje na Escola Portuguesa de Díli um projecto-piloto de ligação à Internet de onze escolas em oito distritos de Timor-Leste.

O teste simbólico do projecto Net Timor foi feito por dois secretários de Estado, João Gomes Cravinho e Virgílio Simith, sentados frente-a-frente em dois computadores no primeiro piso da Escola Portuguesa.

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português e o secretário de Estado da Cultura timorense trocaram correio electrónico "a um metro de distância", como referiu João Gomes Cravinho.

O projecto Net Timor fornece Internet a oito escolas e três centros de formação seleccionados para incluir estabelecimentos de gestão pública, privada e da Igreja Católica.

O projecto, com a duração de dois anos e um financiamento de 126 mil euros, abrange o fornecimento de computadores, geradores eléctricos e combustível para garantir a continuidade dos serviços onde a rede eléctrica não é contínua.

"Aliás, este é o principal constrangimento ao desenvolvimento da Sociedade da Informação em Timor-Leste", referiu, no lançamento do projecto, o administrador delegado da Timor Telecom, José Brandão de Sousa.

O Net Timor integra uma componente de formação em tecnologias de informação, cuja execução prática conta com a participação de professores portugueses colocados nos distritos no âmbito da Cooperação Portuguesa.


PRM.
Lusa/fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.