sexta-feira, julho 06, 2007

Timor-Leste/Eleições: Xanana, Carrascalão e "La Sama" formam aliança contra Fretilin

Lusa - 5 de Julho de 2007 - 16:45

Díli - Cinco partidos da oposição de Timor-Leste formaram hoje "uma aliança parlamentar com vista à formação de um governo" alternativo à Fretilin, partido que venceu as legislativas sem maioria absoluta, anunciou Mário Carrascalão à agência Lusa.

Contra a formação de um governo da Fretilin, que venceu as eleições de 30 de Junho com 29 por cento dos votos, juntaram-se o Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do ex-Presidente da República Xanana Gusmão, a coligação ASDT/PSD, o Partido Democrático (PD), de Fernando "La Sama" de Araújo, e a UNDERTIM, do veterano Cornélio Gama "L7".
No conjunto, estes partidos obtiveram 54,1 por cento dos votos válidos nas legislativas.

"A Fretilin pode ir para a oposição", declarou à Lusa o presidente do Partido Social Democrata (PSD) e líder da coligação com a Associação Social Democrática Timorense (ASDT).
A aliança contra a Fretilin, será anunciada numa conferência de imprensa marcada para sexta-feira

Segundo Mário Carrascalão, a aliança anti-Fretilin conta também com "o apoio não escrito" do Partido de Unidade Nacional (PUN), liderado por Fernanda Borges, que obteve 4,5 por cento dos votos.
"Podemos garantir estabilidade que a Fretilin não pode", declarou o presidente do PSD sobre as razões que levaram à constituição desta plataforma parlamentar.

"Nós não participamos em coligações com a Fretilin e o CNRT é da mesma opinião", acrescentou o ex-governador de Timor sob a ocupação indonésia.
"A Fretilin tem menos de um terço dos eleitores", considerou ainda Mário Viegas Carrascalão.
O líder da ASDT/PSD afirmou ainda que "não está escolhido" o primeiro-ministro se a aliança for convidada a formar governo.

"Estamos abertos a discussões sempre no interesse nacional", concluiu.
Mari Alkatiri, ex-primeiro-ministro e secretário-geral da Fretilin, afirmou hoje à Lusa que o seu partido "não abdica da vitória (obtida), em qualquer cenário".
PRM/JSD-Lusa/fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.