sexta-feira, julho 06, 2007

Confiança Em Xanana Gusmão Sai Abalada

Blog Timor Loro Sae Nação - 4 Julho 2007 – 20:00

por: Gonçalo Tilman Gusmão

Resultados eleitorais praticamente inalterados, quando faltam contabilizar poucos milhares de votos. Mantendo-se a tendência para que a Fretilin saia vitoriosa desta contenda eleitoral que perspectivava uma espectacular vitória do partido xananista.

Xanana Gusmão disso estava convencido tendo declarado em entrevista recente que esperava não conseguir maioria absoluta mas antes somente 40% dos votos expressos, apesar de em declarações posteriores ter manifestado o desejo de obter 51%. nem uma coisa nem outra aconteceu ao CNRT, prevendo-se que nem chegará aos 23%.

Também Mari Alkatiri chegou a declarar a possibilidade de a Fretilin obter maioria absoluta nestas legislativas, mas parece ser certo que nem os 30% atingirá, o que mesmo assim não deixa de representar uma boa vitória se quisermos considerar todo o desgaste sofrido por ser o partido que governou durante estes últimos anos. a isso há a somar o agravante de o seu governo ter sofrido um frustrado golpe de estado, em 2006, perpetrado por forças afectas a Xanana Gusmão e uma posterior oposição feroz por parte do então presidente da república, que acabaria por formar um partido político com o intuito de consumar os propósitos iniciados nos primeiros meses de 2006: derrubar o governo legítimo da Fretilin.

Está provado que os timorenses não confiam tanto em Xanana quanto ele se arrogava e que apesar de desta vez não terem votado tão massivamente na Fretilin não deixaram de a eleger como o maior partido timorense, preferindo seguidamente a coligação ASDT/PSD e o PD de Fernando Lasama.

Isto não significa que em consideração às primeiras e anteriores eleições a Fretilin não tenha perdido a confiança dos eleitores, mas será indesmentível que Xanana Gusmão não beneficia da credibilidade que alguns julgavam nem mais se poderá arrogar o “pai da nação” timorense, antes pelo contrário, se quisermos adicionar ás suas práticas algumas habilidades que usou e poderão ter confundido eleitores timorenses como foi o caso de integrar no seu partido dissidentes da Fretilin que se intitulavam “Fretilin-Mudança” bem como usurpar para o partido uma sigla que é uma referência para os timorenses e que nada tem a ver com o seu CNRT mas sim com a resistência timorense.

2 comentários:

Anónimo disse...

Xanana nunca liga com os seus membros da resistencia e confia tanto com oportunista e otonomistas que tal estragou a sua carisma.

Anónimo disse...

"[A Fretilin enfrentou] uma posterior oposição feroz por parte do então presidente da república"

Falta acrescentar: e da imprensa, do 1º Ministro e do Ministro dos Negócios Estrangeiros australianos, do Sr. Murdoch e de certa imprensa portuguesa...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.