sexta-feira, julho 06, 2007

A Fretilin Comemora Vitória

Blog Timor Liberdade – 4 de Julho 2007

Tomás Pires, Caicoli

Os dirigentes da FRETILIN têm razão para comemorar a sua última vitória eleitoral. Quando todos os observadores apontavam para uma vitória "indiscutível" e "grandiosa" do CNRT, de Xanana Gusmão, chegando-se a falar mesmo em vitória com mais de 50 por cento dos votos, eis que o resultado demonstra o contrário, pesando na balança o estatuto de partido histórico com 32 anos de existência.

Muitos rios de tinta já correram pelas páginas dos jornais, dos blogues, das rádios e das televisões acerca do papel político da FRETILIN, antes e depois da independência de 2002. Não nos compete a NÓS, aqui e agora, estabelecer qualquer comentário ou crítica que eleve os ânimos da discórdia. Para tumultos psicológicos e físicos já tivémos quanto baste. Mas, há que salientar que a FRETILIN mudou, mudou muito. Bateu-se com a única arma que tinha - a implantação do passado no seio do povo. Democraticamente. Não intimidou. Não batotou. Não foi arrogante ou antecipadamente vitoriosa. Só por isso, mudou. Os seus actuais dirigentes anunciaram que aceitariam qualquer que fosse o resultado. E aí estão Lu Olo e Mari Alkatiri a brindar de novo uma vitória saborosa, apesar do amargo que representa perder a maioria no Parlamento.

Quanto ao CNRT o povo concedeu-lhe o que merecia, ou seja, uma derrota. Não se pode criar um partido político à beira de eleições fundamentais. Um partido não pode servir para agoiro de vingança ou de despotismo político. Xanana Gusmão, o resistente, o combatente, o libertador, não merecia um vexame destes. Os bons conselheiros disseram-lhe que o seu lugar era na reserva da Nação. O seu exemplo estava dado. Depois da presidência da República teria a auréola do homem bom que ajudou, como ninguém, à libertação da Pátria. O seu lugar na História estava reservado, sem derrotas.

Não quis ouvir os conselheiros bons. Perdeu, e com ele, perderam quantos amam Timor sem violência, confrontos e instabilidade. Se Xanana afirmou que o CNRT apenas poderia ter cinco anos de vida, então, que medite nesta derrota e encerre as portas do CNRT, já! O prestígio de Xanana ainda ficaria intacto e a tempo de ser salvo.

Uma palavra para a grande surpresa destas eleições: o grande apoio popular de que ainda gozam os políticos Mário Carrascalão e Xavier do Amaral, notando-se obviamente, que o prato da balança de Carrascalão é muito mais pesado e que este homem, apesar da sua idade, ainda está pronto para servir o seu país, e que, o povo não esqueceu o bem que lhe fez ao longo dos anos em que foi governador sob a soberania indonésia.

De registar que o Partido Democrático ainda não tem implantação suficiente para que seja considerado um grande partido timorense, e que, por vezes, em política, paga-se caro um certo exagero de arrogância.

Por fim, a grande desilusão para quantos acompanham os problemas timorenses ao longo das últimas décadas: o resultado obtido pela UDT, o primeiro partido timorense, mostra bem a todos que o empenho e a renovação são dois factores de primordial importância no espectro político de qualquer país. De contrário, o comodismo e a abstenção redunda em descalabro e em encerramento. E hoje, a UDT, é um partido encerrado.

Agora esperemos que na etapa seguinte de se formar um novo Governo impere o bom senso de todos quantos dizem pretender o melhor para este país e para este povo.

2 comentários:

joãoeduardoseverino disse...

Quero agradecer ao blogue TimorOnline a publicação deste artigo que inserimos no blogue que dirijo. Também enviar as congratulações pelo excelente trabalho por vós publicado durante as eleições.
Saudações fraternas

Anónimo disse...

Subscrevo inteiramente esta excelente análise do resultado eleitoral. Só é estranho que os grandes jornais portugueses tenham ficado mudos perante o estrondoso fiasco do "CNRT". Esse papel tem sido feito pelos blogs, que cada vez mais substituem a imprensa convencional.

Concordo inteiramente com a frase "Xanana Gusmão, o resistente, o combatente, o libertador, não merecia um vexame destes". Sou o primeiro a lamentar que um homem com um passado glorioso, indissociável da luta pela libertação da Pátria, tenha descido tanto e desbaratado completamente a brilhante reputação que conquistou à custa da sua abnegada luta.

Mas Xanana comeu o pão que o diabo amassou. Ele é uma vítima de si próprio e de mais ninguém.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.