sexta-feira, julho 06, 2007

Fretilin virtual vencedora das eleições

TVI – 04/07/2007 - 16:58
A contagem dos votos ainda não terminou, mas nenhuma força política conseguirá formar sozinha um Governo estável.

A Fretilin é a virtual vencedora das eleições legislativas em Timor-Leste. A contagem de votos em Díli ainda não terminou mas é praticamente impossível o CNRT conseguir ultrapassar a margem que o separa do partido de Mari Alkatiri.
As estimativas apontam que o partido de Alkatiri chegue aos 29% dos votos e que o CNRT se fique pelos 24,25%. A ASDT-PSD de Mário Carrascalão deve ficar pelos 16% e o Partido Democrático (PD) de Fernando Lasama nos 12%.
O candidato do PD lançou mesmo um desafio para que todos os partidos se unam para formar executivo. «Proponho que todos os partidos políticos em Timor-leste se unam para formar um gabinete de unidade nacional», declarou o Fernando Lasama.
A Fretilin falhou o objectivo de renovar a maioria absoluta e pondera agora hipóteses para uma coligação, mesmo com o CNRT de Xanana Gusmão, apesar de todas as críticas. Todas as hipóteses estão em aberto em Timor, mesmo a de um Governo de Unidade Nacional, como tem pedido o Presidente Ramos-Horta.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.