sexta-feira, julho 06, 2007

Agradecimentos a Polícia em Todo Timor-Leste

UNMIT
DÍILI, 6 de Julho de 2007 – O Chefe da Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT) agradeceu aos comandantes distritais da Polícia da ONU (UNPol) e da Força de Intervenção para eleições pelo papel desempenhado em ajudar meio milhão de pessoas, aproximadamente, a eleger pacíficamente um novo Presidente e Parlamento.

O Sr. Atul Khare teve encontro, ontem na Sede da UNMIT na Capital, Dili, com os comandantes que representam 1.627 oficiais policiais da UNMIT vindos de 39 nações.

Ao falar para 16 comandantes, o Sr. Khare disse que cada um deles faz parte dum processo histórico e ímpar ao ajudar uma transição pacífica entre um presidente a um outro numa nação tão nova.

“Vós ajudastes o Povo de Timor-Leste a escolher um novo presidente durante a primeira e a segunda volta das eleições presidenciais.

E, no dia 30 de Junho, ajudastes em facilitar a vontade do Povo a escolher o que virá a ser um governo multi-partidário com uma oposição forte,” disse o Sr. Khare.

Os comandantes da UNPol trabalharam lado á lado com contrapartes das Forcas da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) e, ajudados pelas Forças Internacionais de Estabilização na protecção de 520 centros de votação em toda a Nação durante as três eleições.

O Sr. Khare foi adiante dizendo que as Nações Unidas continuarão a ajudar o Governo de Timor-Leste na segurança em todo o País. A ajuda será através de restruturar e mentorizar a PNTL e, manutenção de actual núúmero de oficiais da polícia internacional mandatados pelo Conselho de Segurança até o início de 2008.

A UNMIT e mandatada atravês da Resolução 1704 do conselho de Segurança para “apoiar Timor-Leste em todos os aspectos do processo das eleições presidenciais e parlamentares incluindo, atravês de apoio técnico e logístico, conselho das políticas eleitorais e verificação ou outros meios.”

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.