terça-feira, fevereiro 27, 2007

TIMOR-LESTE "DANÇA RITMO DO BAILE REINADO"!

26/02/2007 GMT 9

timor-lorosae-nacao @ 20:48
por: Malae Belu

REINADO DÁ “CARTAS” E ASSALTA POSTO FRONTEIRIÇO

Considerando a anormalidade, tudo parece normal em Timor-Leste e os louricos continuam a cantar na pacatez das montanhas rasgadas pelas ribeiras que teimam em desaguar no imenso oceano. Também normal é a vida em Dili, capital desta República dos Xananas, apesar das agitações, violências praticadas por bons, maus e vilões, uns fardados outros não.

Ontem foi confirmado que o renegado Reinado assaltou um posto da PNLT em Tonubibe, Maliana, perto da fronteira com a Indonésia, tendo invadido o posto acompanhado por mais oito homens do seu grupo, fortemente armados, levando cerca de vinte armas automáticas daquele posto fronteiriço assim como de outro situado no Suai. Em declarações feitas por Reinado “tudo aconteceu pacificamente”.

Aquilo que se pergunta é o que poderiam ter feito meia-dúzia de homens das PNLT perante os homens de Reinado fortemente armados, sendo a resposta óbvia: absolutamente nada!

O armamento que foi posto á disposição de Reinado é superior ao usado pela polícia timorense, o número de homens que actuaram nesta operação também era superior e o elemento surpresa foi determinante. Até porque não existem ordens oficiais para que Reinado seja detido devido á protecção especialíssima que lhe é dada pelas individualidades “superiores” de Timor-Leste!

SÓLIDOS APOIOS Á FRETILIN CAUSAM DESASSOSSEGO

Reinado sempre pôde contar com a “benevolência" do Presidente Xanana, do primeiro-ministro Horta, do Procurador-geral da República, Longuinhos Monteiro e até do beneplácito da Igreja Romana… pelo menos. Porque assim é, nunca explicaram convenientemente ou com uma razoabilidade que justifique a protecção posta á disposição de Reinado e dos seus homens.

Muito menos os responsáveis do exército australiano implantado em Timor-Leste diz coisa com coisa, preferindo divagar desde que permitiu a fuga de Reinado e dos mais de cinquenta homens do grupo, da prisão de Becora em Agosto de 2006. Tudo aconteceu por acaso.

Tudo tem acontecido por acaso, querem fazer-nos querer, insistindo em passarem um atestado de insanidade mental aos observadores nacionais e internacionais que acompanham a novela Reinado e o golpe de estado que não resultou conforme o planeado e de acordo com as ambições dos seus mentores, por demais conhecidos e auto-denunciados.

A acção “guerrilheira” de Reinado comprova o “desassossego” dos que tudo têm feito para aniquilar a Fretilin e que estão uma vez mais a concluir que fizeram o golpe de estado para quase nada ao verificarem a continuação da implantação e apoio da população àquele partido, facto também comprovado pelas aderências aos últimos comícios eleitorais pela Fretilin realizados em várias cidades e localidades do país.

Há´vários meses que no Timor Lorosae Nação a análise dos acontecimentos timorenses tem sido posta nestes termos e a previsibilidade destas e outras acções foram referidas, apontando intenções e responsáveis que para vários observadores não passaram despercebidos.

PORCA POLÍTICA DOS AMIGOS DE REINADO

Quem lucra com as acções desestabilizadoras do Grupo Reinado não é a República Democrática de Timor-Leste. Aqueles que lucram são os que tudo fazem e fizeram para afastar a Fretilin das decisões do país. Sabemos da “antipatia” manifestada pelo governo Howard e sabemos das posições de pura chantagem assumidas pelo Presidente Xanana Gusmão para que Mari Alkatiri se demitisse da chefia do governo timorense em meados de 2006. Sabemos do empenho do Presidente para provocar a aniquilação política da Fretilin. Em política, aquilo que parece… quase sempre é!

O somatório de todos estes acontecimentos, desde o início de 2006, não permite que se tirem outras conclusões, nem com muito boa vontade! Alfredo Reinado, ao inaugurar as acções de guerrilha, atesta o previsto por muitos observadores e comprova o conluio que desde sempre com ele existiu por parte de responsáveis políticos timorenses, australianos e os militares desse país que acorreram em força para “ajudar o país vizinho amigo” já lá vão dez meses.

Não se pense que as acções Reinado agora inauguradas um pouco mais a sério vão terminar, que os australianos vão capturá-lo (vivo!), porque ainda agora o triste espectáculo começou.

A remota possibilidade de os inimigos da República Democrática de Timor-Leste recuarem nas suas acções desestabilizadoras e desactivarem Reinado irá ter por consequência a sua morte – porque o renegado sabe demais – e não passará de uma conveniente acção de cosmética, outro ou outros ocuparão o seu lugar em momento oportuno.

Costuma-se dizer que a política é porca e não há dúvida, senão repare-se quanto Timor-Leste tem sofrido por via de interesses mesquinhos dos grandes países seus vizinhos! Tudo por causa da porca da política!

7 comentários:

Anónimo disse...

Ja eh hora de todos aqueles que tem advogado a tese da Conspiracao pararem de insistir nessa ideia fixa. Qualquer pais, por mais forte e maior que seja, nunca podera dizer que vive isolado e imune das influencias externas. Vivemos numa era da globalizacao. As recentes guerras no Afganistao e no Iraque rpovam exactamente que os paises que tentam viver como se outros nada tivessem com os seus destinos politicos e economicos, estao condenados cedo ou tarde a ser totalmente dirigidos por outros. Os interesses de cada pais hoje intercruzam-se e influenciando-se mutuamente. Nao podemos nunca dizer que o se se passa neste ou naquele pais nao interessa a terceiros. Por isso mesmso que somos forcados tambem a admitir que os outros nao so tem o direito de saber os que se passa no nosso pais, como mais do que isso,influenciar os destinos do nosso pais.

Eh tambem altura da Fretilin parar de aparecer como a vitima de toda uma teia de conspiracao interna e externa. A Fretilim teve tudo nas maos. Todo o poder, todo o pais e toda a margem de manobra. Nao o soube gerir, ou pior geriu mal. A Fretilin eh hoje vitima da sua propria estrategia, dos erros dos seus lideres e das politicas mal formuladas. A Fretilin cavou a sua propria sepultura e por hoje nao tem de culpar os outros, interna ou externamente do facto da corrente lhe nao ser favoravel. Esta na hora dos militantes deste partido historico repensarem num novo rumo, numa nova lideranca para o partido e numa nova identidade, como um partido moderno, um partido virado para o futuro e para o bem estar das geracoes vindouras.

So assim, Timor-Leste sai dignificado e a Fretilin podera fazer jus ao seu papel historico na luta pela libertacao e independencia nacional.

Eh tempo da propria Fretilin dizer basta!

Anónimo disse...

Esta pagina esta servir como fornecedor da campanha da Fretilin.... Portugal deve manter a sua honra e nao meter com os assuntos internos do Pais......... nomeadamente a politica......

Anónimo disse...

Ao anonimo das 9:14:00:
Seguindo a sua teoria vou ter a liberdade de influenciar a sua propria casa e tambem meter o nariz dentro do seu quarto! Acho que voce e outro Timorense roto vendido aos Australianos! Va para a Australia! Timor nao precisa de asnos como voce!
FOTEMAKERIBA

Anónimo disse...

Sim, concordo perfeitamente com o comentario anterior. Sou um militante da Fretilin e ja estou farto dessa guerra contra Xanana. Acho que o partido esta a dar uma ma imagem aos timorenses e internacionalmente.

Alkatiri teve culpas, Lu-Olo teve culpas, Ana pessoa teve culpas, etc, etc para nao alongar-me na lista. Fretilin tem uma nova geracao de militantes que sao capazes de esquecer o passado e somente olhar para o futuro. Ja eh hora da Fretilin estruturar-se, mandar embora essa velharada e constituir-se num partido moderno e virado para o futuro!

As novas ideias so podem nascer com novas caras!

Anónimo disse...

Novas caras? Quem sao eles?!!!!!.....

Anónimo disse...

Novas caras? Quem sao eles?!!!!!.....

Anónimo disse...

Só se for o Horta versão Al-Jazira e com T-shirt do Che! Deixem-se de populismos baratuchos e tenham mais consideração e respeito por quem toda a vida lutou pela soberania e independência do seu país. Estou-me a referir é claro ao Lu-Olo, ao Alkatiri e o brigadeiro-general das F-FDTL.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.