terça-feira, fevereiro 27, 2007

Timor-Leste dá às forças Australianas ordem para caça aos amotinados

(Tradução da Margarida)

ABC – Quinta-feira, Fevereiro 27, 2007. 0:00am (AEDT)

O Presidente de Timor-Leste Xanana Gusmão, autorizou a força de estabilização internacional liderada pelos Australianos para caçarem o desertor das forças armadas major Alfredo Reinaido.

Num discurso na rádio e televisão nacional, em Tétum, a língua local, o Presidente Gusmão descreveu ontem os assaltos do grupo de Alfredo Reinado a postos da polícia na fronteira como uma estupidez.

Disse que os homens de Reinado têm agora mais 25 armas.

O Presidente Gusmão disse que tinham sido feitos todos os esforços para evitar que as autoridades de Timor-Leste tentassem uma solução militar para o que chamou 'o problema de Alfredo'.

Contudo disse que Reinado agora tinha ultrapassado todas as marcas.

O Presidente disse que se tinha encontrado com o Primeiro-Ministro, o representante especial da ONU e o Brigadeiro Australiano Mel Rerden.

Disse que o Governo Timorense tinha autorizado as forças internacionais dirigirem uma operação para capturar Reinado.

O Presidente Gusmão apelou ao povo para não reagir com emoção em relação a Reinado como (se fosse) um herói, mas que em contrapartida cooperasse com a operação militar.

NOTA DE RODAPÉ:

Para não reagirem como se Reinado fosse um herói? Só é herói na cabeça de Xanana e na cabeça de mais meia-dúzia de lunáticos...

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta ordem de captura deveria ter como título: A anúnciada morte do Major Reinado. Ou duvidam que é o que vai acontecer?

Ainda os australianos irão sair como heróis por o eliminarem e não irá faltar quem irá apregoar os actos corajosos e valentes, a abnegação e amizade para com o povo de Timor-Leste, o terem arriscado a própria vida em terra alheia, num conflito que nem é deles.

Só será esquecido que durante meses andaram a escoltá-lo e a protegê-lo!!

Anónimo disse...

O Malai Azul é que é um enorme lunático simplesmente porque nem sequer entendeu bem o que o PR disse em tetum e começou a barafustar...

Anónimo disse...

Saga, parabens.

Estas pessoas ja sao extremamente entoxicadas. Se nem conseguem interpretar o conteudo de uma mensagem como poderao ter a capacidade de interpretar as aspiracoes de um povo?
Desastre
Lehi

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.