Timor: captura de Reinado terá «consequências imprevisíveis»
A tentativa de captura Alfredo Reinado pela força «é um erro» e «terá consequências imprevisíveis» disse hoje à agência Lusa o advogado do major rebelde, Luís Mendonça de Freitas.
«Sou contra qualquer solução de força e o caminho para este caso é uma negociação com o major Alfredo Reinado», sustentou.
As declarações do advogado foram feitas antes de ser conhecido que o major Alfredo Reinado se encontra cercado em Same (interior Sul do país) por tropas australianas das Forças de Estabilização Internacionais (ISF).
O deputado independente Leandro Isaac, que «por acaso» se encontra cercado pelas ISF juntamente com Alfredo Reinado, considerou que se está à beira de uma guerra civil.
O causídico, radicado em Macau e também um dos advogados do ex- ministro Rogério Lobato, é defensor da tese de que a «única via para a solução do caso é o diálogo e a tentativa de convencimento de Alfredo Reinado das vantagens de se apresentar e de colaborar com a Justiça».
«Ou o caso de resolve pela via da negociação ou então a alternativa é terrível e imprevisível», alertou Mendonça de Freitas que garante não ter falado com o major nas últimas semanas.
O advogado sublinhou ainda que qualquer tentativa de força lançada pelas autoridades «não vai ajudar a Justiça de Timor-Leste nem à clarificação dos problemas, inclusive os problemas políticos, do país».
Xanana Gusmão autorizou segunda-feira a realização de uma operação para a captura de Alfredo Reinado, evadido da cadeia de Becora desde finais de Agosto quando cumpria prisão preventiva por alegada posse de armas de guerra.
A decisão do Chefe de Estado timorense surge depois do major e do seu grupo de revoltosos terem assaltado três postos da Polícia de Fronteira no sudoeste do país.
Além da posse de armas de guerra, Alfredo Reinado tem sobre si acusações de «tentativa de revolução para derrubar o Estado».
Diário Digital / Lusa
27-02-2007 7:56:55
terça-feira, fevereiro 27, 2007
Talvez seja verdade. Para o próprio... que não estava à espera?...
Por Malai Azul 2 à(s) 17:27
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
2 comentários:
A unica consequencia previsivel e que os Australianos lhe vao limpar o sebo. Adeus Reinado e que o Diabo te acompanhe!
FOTEMAKERIBA
ESpero bem que não lhe limpem o sebo. Ele e os seus comparsas têm é que ser presos e julgados. Aliás só mesmo ao Xanana e ao Horta é que interessa a morte do Alfredo.
Enviar um comentário