quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Lu-Olo é candidato ao lugar de Xanana Gusmão

Público - 21-02-07
Jorge Heitor

O presidente da Fretilin e do Parlamento de Timor-Leste, Francisco Guterres (Lu-Olo), de 53 anos, apresentou ontem, em Díli, a capital, a sua candidatura à chefia do estado nas eleições presidenciais cuja primeira volta tem lugar em 9 de Abril.

Depois de ter saudado os seus compatriotas que já estão na corrida, como Francisco Xavier do Amaral, da Associação Social Democrata Timorense (ASDT), e Manuel Tilman, do partido Kota, Lu-Olo disse aceitar ser candidato do partido maioritário, que tem como secretário-geral o antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri.

"Buscarei sempre inspiração nos nossos heróis, desde Nicolau Lobato a Konis Santana", acrescentou Lu-Olo, numa referência a dois dos comandantes da resistência timorense à ocupação indonésia. "ao presidente da república compete facilitar o diálogo e estabelecer a ponte entre todas as forças vivas da sociedade, para consensualizar os grandes desígnios nacionais e garantir a coesão social".

São mais de 10 os nomes até agora avançados ou apenas sugeridos para a presidência, devendo as inscrições terminar daqui a uma semana.

A grande expectativa está agora no anúncio que o actual primeiro-ministro, José Ramos-Horta, deverá fazer nas próximas 48 horas. Admite-se em círculos políticos de Díli que Ramos-Horta, prémio Nobel da paz, não vai querer perder a oportunidade de tentar chegar à mais alta magistratura da nação, agora ocupada por Xanana Gusmão.

O Partido Social Democrata (PSD), do antigo governador Mário Carrascalão, apoia a candidatura de uma mulher, a jurista Lúcia Lobato, enquanto o Partido Socialista Timorense (PST) tenciona avançar com o seu secretário-geral, Avelino Coelho da Silva.
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.