quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Herói da Resistência Lu-Olo concorre à Presidência de Timor-Leste

(Tradução da Margarida)

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN
Comunicado de Imprensa


Quarta-feira 21 de Fevereiro de 2007

O Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, Francisco “Lu-Olo” Guterres, será candidato a Presidente da República nas eleições de 9 de Abril 2007.

Lu-Olo, 53 anos, é também o presidente da Fretilin, o maior partido político de Timor-Leste.

Passou todos os 24 anos da ocupação pelos Indonésios do seu país como combatente da resistência e activista da independência com base nas montanhas.

Sobreviveu à campanha de cerco e aniquilação da Indonésia do final dos anos de 1970s quando muitos dos seus colegas da Fretilin foram perseguidos e mortos.

Na altura em que os Indonésios saíram de Timor-Leste em 1999, Lu-Olo era o líder da Fretilin de mais alto nível no interior do país.

Falando ontem em Dili, Lu-Olo prometeu que se for eleito Presidente será “o Presidente de todos e o Presidente para todos” e acrescentou que como Presidente “procurarei soluções para os problemas [e] nunca serei eu próprio uma fonte de conflitos”.

Prometeu promover os interesses dos jovens e a igualdade para as mulheres; trabalhar para proteger os mais idosos e as comunidades mais vulneráveis; e promover a habitação, os cuidados de saúde e as pensões para os veteranos da luta da independência.

Lu-Olo, um Católico devoto, prometeu também fomentar mais diálogo entre as religiões, acrescentando: “Lutarei com todas as minhas forças contra qualquer forma de extremismo ou fanatismo, sejam quais forem as suas origens. E com todo o coração promoverei o ecumenismo”.

FIM

9 comentários:

Anónimo disse...

Até a Fretilim já escreve em Inglês.

Anónimo disse...

A versao portuguesa do texto integral da Delaracao do Candidato Lu Olo foi postalizada aqui neste blog antes desta notocia traduzida.Mas felizmente este assunto foi amplamente divulgado pelos orgaos de comunicao portugeses, desde a Agencia Lusa a muitos jornais e RTP. Precisavamos que os jornais aussies tambem pegassem no assunto, dai esta noticia produzida em Ingles. Nos, os falantes da lingua portuguesa, estamos com sorte porque o nosso sistema de ensino inclui sempre outras linguas no curriculum, contrariamente os anglofonos so sabem falar mesmo o Ingles, coitados, mukit tebes, kasihan!!!

Anónimo disse...

Lu- Olo é um patriota e um tomorense genuíno.
É um veterano da luta armada no mato, durante a brutal ocupação Indonésia.
É filho de gente humilde, que tem muito orgulho em ser timorense.
Não é um intelectual pretensioso formado no exterior.
Não tem outras ambições que não seja a de servir o seu povo e o seu país. Não vê a presidência da república como mais um passo na construção da sua carreira pessoal. Não visa servir-se do povo para obter benefícios para si.
É católico.
É sério, trabalhador e discreto.
Sabemos que uma vez eleito cumprirá o mandato ao contrário de outros que na primeira oportunidade abandonarão o país.Porque Lu-Olo é um homem de palavra que honra os seus compromissos.
Não tem ânsias de protagonismo e no parlamento apesar de ser o presidente do partido maioritário tem trabalhado com todos, de todos os partidos políticos.Porque todos são timorenses.E essa é a sua causa: Timor Leste livre e independente.
Fez um bom discurso de lançamento de candidatura. Propõem-se criar consensos, ser um garante da unidade nacional, e do fortalecimento da nação.
Manifestou orgulho no apoio que a FRETLIN certamente lhe dará, mas declarou que não pretende ser apenas o presidente dos militantes e apoiantes da FRETILIN, mas de todos, todos os timorenses.
Não se sabe quem vai ganhar as eleiçõeslegislativas, mas para Presidente de Timor Leste quem deu hoje no país mais provas de dedicação à pátria do que alguém que passou 24 anos no mato e se integrou tão bem na vida civil?
Lu-Olo tem 53 anos, tem ainda energia para ser um grande presidente. E quer ser presidente.E tem a autoridade do seu exemplo: 24 anos no mato.Ao contrário de outros que encararam o cargo com total enfado ou como mais uma etapa na glorificação pessoal.
Viva Lu-Olo Presidente.
Viva Konis Santana e Nicolau Lobato.
Viva o futuro, viva
Lu-Olo sinal de esperança.

Anónimo disse...

Na aflição são todos fervorosamente católicos.

Anónimo disse...

Nao precisamos de brincar com a fe de cada um. Em Timor nem todos sao hipocritas como o padre Domingos maubere ou corruptos como padre Filomeno Jacob ou gays como o padre Venancio Pereira!!!

Anónimo disse...

acordem

Anónimo disse...

Amigo das 3:52:00 AM: bonitas e sábias palavras as suas. Obrigado pelo testemunho sincero que aqui escreveu.

Anónimo disse...

Lu-Olo não passou os 24 de ocupação em Maputo; não é muçulmano; não é de origem iemenita, etc.

Eles agora têm que arranjar outras desculpas. Mas vão arranjá-las de certeza...

Anónimo disse...

É de HOMENS como Lu-Olo que Timor precisa. Gente séria, honesta, genuina, que conhece o povo e as suas necessidades como ninguém e que ainda não está "contaminado" com o bichinho do internacionalismo, onde os interesses secundários/pessoais predominam.
Lu-Olo deverá ser presidente, em nome dos verdadeiros lutadores pela liberdade timorense, onde ele mesmo se inclui.
Acredito verdadeiramente que Lu-Olo poderá ser a solução para muitos dos problemas de Timor Leste e peço a Deus para que assim seja.
Quanto ao comentário de Ramos Horta sobre o que se passou em 2001, relativamente à falta de apoio da Fretilin a Xanana...Pense melhor e faça menos comentários Sr. RH, pois já não estamos em 2001, o Sr. não é Xanana (embora não seja melhor nem pior que ele)e afinal até está a concorrer um pouco "contrariado", apenas pra fazer a vontade àqueles que assinaram a petição. É impressão minha ou o Sr. afirmou que até ficaría feliz se perdesse.
Se é assim, deixe trabalhar quem realmente o deseja. Vá lá prós seus negócios e poleiros e deixe Timor desenvolver-se. Afinal já deu provas ou falta delas, do que é capaz (você e toda a sua turpe).
Ah! E não se esqueça que o prémio Nobel que recebeu, não era verdadeiramente seu, mas sim do lutador povo timorense!
Força Lu-Olo! Os verdadeiros timorenses acreditam em si.
Lmalai

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.