sexta-feira, setembro 01, 2006

Forças estrangeiras partilham culpa pela fuga da prisão, diz Ramos Horta

Tradução da Margarida.


ABC
http://www.abc.net.au/news/newsitems/200609/s1730422.htm


O Primeiro-Ministro Timorense José Ramos Horta diz que as tropas internacionais são parcialmente culpadas pela fuga de 57 presos da prisão de Dili.

Todos os fugitivos – incluindo o antigo líder amotinado Alfredo Reinado – ainda estão em fuga, apesar de dois dias de intensas buscas.

A prisão de Dili é gerida pelas autoridades Timorenses, não pelas forças internacionais.

Mas o Dr Ramos Horta diz que apesar de repetidos pedidos pelo seu Governo, as tropas internacionais não forneceram segurança suficiente fora da prisão.

"Obviamente houve uma falha da segurança interna mas a segurança interna não está armada," disse.

"Mas s houvesse forte segurança no exterior, como pedimos, isto podia ter sido evitado."

A polícia Australiana a investigar a fuga em massa diz que a fuga foi oportunista.

Relatos anteriores sugerem que os presos saíram da prisão a andar.

O comandante da Polícia Federal Australiana Steve Lancaster ilidera a investigação e diz que descobriu que os fugitivos forçaram a sua saída.

"Parece pelos factos disponíveis nesta altura que foi oportunista pela altura escolhida, e é tão longe quanto estou preparado a ir," disse

"Parece que um número de pessoas aproveitaram a oportunidade quando ela surgiu."

O comandante Lancaster contou ao programa AM da ABC alguns detalhes da fuga da prisão que foram revelados por testemunhas.

"Usaram a força na acção inicial e isso permitiu-lhes sair e depois muita gente acompanhou-os," disse.

.

6 comentários:

Anónimo disse...

A responsabilidade esta no Ministerio da Justica. O Sr. Dr. Domingos Sarmento deveria ser demitido pelo PM Horta. Nao vale a pena estarmos a deitar as culpas para os internacionais.

Anónimo disse...

E o Senhor Ministro do Interior? Nao?
O que faz o senhor Ministro da Defesa e tambem Primeiro-Ministro, quanto a seguranca de Timor-Leste quando se apoia em forcas militares e policiais com a "vontade" da Australia?
Se nao consegue manter a seguranca deste Pais muito menos tem capacidade para o Governar.... Ou espera colocar a Australia a governar Timor?

Anónimo disse...

"Se nao consegue manter a seguranca deste Pais muito menos tem capacidade para o Governar"

Este mesmo argumento era inaceitavel para os alkatiristas e agora ate ja eh usado contra o Ramos Horta?? A vossa practica de dois pesos e duas medidas eh demasiado obvia.

Anónimo disse...

Ze Cinico nia lia fuan neh dois para mate. Nia hossu mak barak.

Anónimo disse...

Ze Cinico
Fretilin la'os hau, hau la'os Fretilin.
Fretilin mak povu, Povu mak Fretilin.
Ze Cinico ibun fo'er
Fo'er hanessa fahi inur.
Fahi sobak ema te
Ema te la tama ba Fretilin.

Anónimo disse...

Ze Cinico
Horta ho nia apoiantes hurlele ho tassak didiak. Mari ho Fretilin nia apoiantes mos dere ho to'o mankodo kedas.
Ho oh nia ibun bek, ho oh nia kakutak mamik mamuk, oh sei la tahan sira. wainhira oh proboka tan, sira sei fokit moris oh nia kulit makerek ho mos nia nanal pesti etun. Oh Maka kehe rasik oh nia Rai kuak. Keta halo Lu-Olo, Jose Luis Guterres, Estanislau, Gregorio, Espirito Santo, Elizario, Florindo,Jose Manuel Fernandes, Jose Reis, L7, L4, Aitahan Matak, Cristiano sira tama tan karik, neh oh sobak rai.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.