Tradução da Margarida.
Herald Tribune
The Associated Press
Publicaso: Agosto 31, 2006
DILI, Timor-Leste - Gangs armados com pedras e setas confrontaram-se na capital Timorense na Sexta-feira, levantando novas preocupações de segurança no seguimento da recente fuga da prisão de um líder amotinado e outros presos.
Pelo menos seis pessoas ficaram feridas nos confrontos fora de um hotel de Dili antes das forças de segurança internacional terem chegado para restaurar a ordem.
Timor-Leste caíu no caos em Maio entre lutas faccionais nas forças de segurança da nova nação.
Tropas Internacionais restauraram largamente a ordem e um novo governo foi nomeado, mas lutas esporádicas de gangs têm continuado, a maioria com base em divisões étnicas regionais exercebadas pelo conflito.
Forças de segurança procuravam os 57 presos que fugiram da prisão de Dill na Quarta-feira, incluindo o líder militar amotinado Alfredo Reinado, que foi uma figura chave no desassossego de Maio, e vários dos seus seguidores.
O Primeiro-Ministro José Ramos Horta culpou parcialmente a ONU e a vizinha Austrália pela fuga, que tem elevado tensões em Timor-Leste.
As forças Australianas foram enviadas para Timor-Leste em Maio para ajudar a dominar o desassossego violento.
Numa entrevista pelo telefone com a Australia Broadcasting Corp. radio, disse que a prisão estava sob o controlo de forças Timorenses, mas que as tropas Australianas devem aceitar alguma da culpa porque recusaram aumentar a segurança no exterior.
"Estou pessoalmente banzado, porque é que apesar dos nossos repetidos pedidos por forças estáticas estarem no exterior da prisão, isso não foi feito " disse Ramos Horta. "Calculo que as forças Australianas, a ONU, como especialistas em segurança, pensaram que isso não era necessário."
"Tivesse havido forte segurança no exterior e isto podia ter sido evitado," disse Ramos Horta.
.
sexta-feira, setembro 01, 2006
Confrontos em Timor-Leste quando as tropas perseguem os presos fugitivos
Por Malai Azul 2 à(s) 15:12
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário