Díli, 04 Abr (Lusa) - O novo embaixador do Brasil em Díli, Edson Marinho Duarte Monteiro, apresentou hoje credenciais ao Presidente da República interino, Fernando "La Sama" de Araújo.
Duarte Monteiro substitui António José Maria de Souza e Silva, que foi escolhido como novo representante de Brasília em Maputo.
António de Souza e Silva, entrevistado no final de Janeiro pela agência Lusa, explicou que o aprofundamento das relações com Timor-Leste "surge num momento de transformação da Agência Brasileira de Cooperação para um instrumento de política externa do Brasil".
Nesse sentido, a cooperação com Timor-Leste "constitui um laboratório do potencial" brasileiro para ajudar países em desenvolvimento, afirmou o diplomata durante a visita do Presidente José Ramos-Horta ao Brasil.
A ajuda brasileira a Timor-Leste representa, actualmente, entre 1,5 e 2 milhões de dólares (954 e 1,2 milhões de euros) por ano.
O Brasil mantém 50 professores de Língua Portuguesa em Timor-Leste desde Abril de 2005, alguns em colaboração com projectos da Cooperação Portuguesa.
O Brasil tem também em Timor-Leste cinco juristas integrados no Projecto de Apoio ao Sistema de Justiça, coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
PRM
Lusa/Fim
sábado, abril 05, 2008
Novo embaixador do Brasil apresentou credenciais
Por Malai Azul 2 à(s) 01:02
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário