sábado, abril 05, 2008

Autorizada investigação internacional aos atentados

Rádio Renascença
03-04-2008 19:33


O Conselho de Ministros timorense deu “luz verde” à criação de uma Comissão Internacional de Investigação ao duplo atentado no dia 11 de Fevereiro, contra o Presidente e contra o Primeiro-ministro do país.

Para já, os responsáveis pelo ataque continuam à solta, mas há quem saiba exactamente onde estão.

Um dos principais apoiantes de Alfredo Reinado e agora do seu sucessor, Gastão Salsinha, garante que não responde a inquéritos internos sobre os atentados de 11 de Fevereiro.

Conta tudo o que sabe, sim, mas apenas a uma comissão de inquérito internacional – foi o que confirmou à Renascença Germenino Amaral dos Reis.

O empresário do café e membro do PSD mantém contactos regulares com os alegados autores dos ataques a Xanana Gusmão e Ramos-Horta. Até sabe onde eles se encontram.

Embora recuse gravar declarações, Amaral dos Reis garante que tem tentado convencê-los a entregar-se à justiça e diz que é isso que vai acontecer, mais cedo ou mais tarde.

Sobre o ataque ao Presidente, Germenino Amaral dos Reis sublinha que continua a ser um mistério que não entende, já que Alfredo Reinado sempre o considerou um amigo. Um mistério que só duas pessoas poderiam esclarecer: o próprio Major, que morreu no ataque, e Ângela Pires, a mulher com quem passou as últimas horas de vida e que, há dias, emitiu um comunicado declarando-se “inocente”.

São questões que poderão ficar esclarecidas nos inquéritos em curso, a que se junta mais um, internacional.

AC/Anabela Góis

Som: De Dili, a jornalista Anabela Góis

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.