sábado, fevereiro 23, 2008

TIMOR ONLINE E TIMOR LOROSAE NAÇÃO PROCESSADOS

Blog PORTUGAL DIRECTO
Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2008

Timor-Leste: NOTÍCIAS DE ÚLTIMA DEMORA
Malai Azul e equipa do Timor Lorosae Nação já treinam

TIMOR ONLINE E TIMOR LOROSAE NAÇÃO PROCESSADOS

Não foi uma fonte, nem nenhum daqueles chafariz que abundavam em Lisboa mas que agora já não se vêem, foi sim um amigo meu, que tem um amigo, amigo de alguém próximo ao PM timorense que lhe confidenciou que estão a ser preparados instauro de processos contra publicações online que alegadamente têm difamado o senhor Xanana Gusmão.

O amigo, do amigo, do amigo, do meu amigo, acrescentou que serão em número de quatro os processados e que o Timor Online, bem como o Timor Lorosae Nação, dois blogues de opinião e informação sobre Timor-Leste, estão certamente incluídos, faltando saber quais os outros.

“Esses serão de certeza” (o TO e o TLN), foi aquilo que foi passando de amigo para amigo.
Com esta preciosa informação, julgo que em primeira-mão em Portugal, cumpre-se o ditado: “quem te avisa teu amigo é”!

Assim que acabe este texto estou a pensar em enviar uma cópia a ambas as publicações online, para que se cuidem, o que certamente virá a ser uma frustração para Xanana Gusmão ao concluir que houve fuga de informação, e logo para tão longe. Mas espero que compreenda a minha posição de não querer alimentar inimizades online ou na vida.

Paciência, meu amigo. Espero que o Portugal Directo não venha a ser contemplado pelas suas tão drásticas medidas contra quem quase nem é lido, quanto mais tomado a sério. Quer um blogue quer outro são feitos por descarados mal dizentes – prá ai uma dúzia - que descarregam online todas as suas frustrações, faltando-lhes capacidade para saberem avaliar quão custa estruturar um golpe de estado e conseguir manter a instabilidade conveniente aos lobys financeiros dos nossos amigos australianos e norte-americanos, entre outros – estes são os que imagino – que certamente saberá.

Longe estão eles de saber – os bloguistas desnaturados – que é preciso muita, mas mesmo muita, sabedoria para obter golpes de estado com sucesso e ainda mais sabedoria e espírito de sacrifício para manter a instabilidade sempre latente, aparecendo depois como o garante da estabilidade, tal como o padrasto que atiça os “filhos” à socapa para depois, em conversa amena e com semblante religiosamente sério, os convidar solenemente a darem as mãos e portarem-se como irmãos que se amam.

Realmente, ele há com cada injustiça… em não se dar valor a quem o tem.

É pois muito bem-feito que esses malandros sejam processados. Esses timorenses sem eira nem beira que julgam que dizendo as verdades conseguem alguma coisa. Pena é não poder despedi-los, como parece que vai acontecer por Díli a uns quantos jornalistas (os tais amigos disseram que eles vão começar a ser substituídos de fininho). Isso é que era bom, despedi-los. Ou então cortar-lhes os dedos, das mãos e dos pés e todas as outras saliências (incluindo o… nariz e a língua) que é para não poderem teclar naqueles blogues malditos.

Bem, espero que com todo este meu fraseado lhe tenha provado que o Portugal Directo não tem papas na língua, que é um blogue benfiquista, que não sou de Manatuto mas tenho uma mana Tata (de Tatiana), que não faço golpes de estado mas faço golpes na cara (quando faço o barba) e sei que são muito dolorosos, custosos e que dão uma trabalheira para sararem.

Enfim, conto com o seu crédito (em euros) a partir de hoje, para me sentir mais consolado e certo da Justeza (seja ela quem for). Já agora, também queria que me contasse em rigoroso exclusivo como é que fez esta muito-recente-última “operação Balibar, é pra rir e não pra acreditar”, e já agora a outra, a logo-logo-antes, se é que se lembra de alguma coisa - aquilo correu tão mal.

Parece que o Horta já se está a lembrar de umas coisinhas - isso era bom para fazermos um storyboard e produzirmos um filme.

Fica combinado, amiguinho.

Nota: Estive a pensar e acho que não vou avisar de nada os tais blogues. Eles que me chamem traidor, se quiserem, pfff!

Postado por Mário Motta

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa,boa Mário Motta!!!Caramba! No meio de blogs tão sérios é muito bom aparecer este escrito que nos faz rir!!! Parabéns e...apoio!

Fítun Taci

Anónimo disse...

Apoiado!!!

Os processos que venham, porque não nos metem medo.

Malais azuis, vermelhos ou verdes (para não discriminar nenhum clube) de todo o mundo, uni-vos!

E os não malais também.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.