quarta-feira, março 21, 2007

Xanana precisa de mais preparação para cargos políticos - Igreja

Baucau, Timor-Leste, 20 Mar (Lusa) - O bispo de Baucau disse hoje à agência Lusa que Xanana Gusmão ainda tem "um capital de simpatia" junto da população, mas que lhe falta uma equipa e preparação para assumir um cargo de Estado.

"Ninguém nasce ensinado. Uma coisa é a gente ter intuições e outra é ter preparação teórica e direi mesmo académica, porque, hoje, a vida moderna tem muito instrumento para tocar. Não é que ele não seja capaz. Acho que ele tem o segundo ano do liceu, é um homem que a vida preparou para assumir, de um ponto de vista da liderança, a situação nas fases por que Timor passou", disse D. Basílio do Nascimento.

O bispo de Baucau considera que Timor precisa de quadros e políticos com preparação e que os guerrilheiros não devem ser necessariamente políticos e governantes.

"Uma coisa é ser comandante de guerrilha e outra coisa é ser chefe de Governo ou presidente da República. Enquanto o chefe de guerrilha depende da sua oposição da sua intuição e do seu sentido de oportunidade, o chefe de um Governo ou presidente de uma nação já tem de jogar com muitos equilíbrios para os quais muitas vezes os guerrilheiros não estão preparados", sustentou.

Xanana Gusmão, presidente cessante de Timor-Leste, prepara-se para oficializar um partido político, mas ainda não revelou se vai candidatar-se às eleições legislativas previstas para Junho próximo.

"Creio que, a nível de individualidade, Xanana ainda tem um capital de simpatia bastante grande. Comparado com todos os chefes políticos timorenses, Xanana ainda goza de muita simpatia a nível interno", insistiu o bispo de Baucau, reiterando que o líder histórico timorense "precisa de preparação para assumir cargos políticos".

"Parece que ele quer assumir o poder, o governo, de uma forma um bocado mais interventiva. Reconheçamos, e ele não me leva a mal, que, a nível de preparação, ele não a tem, mas também um grande chefe vale pela sua equipa", disse.

Para o bispo de Baucau, Xanana Gusmão, para assumir um novo cargo, terá de preparar-se e contar com apoios.

"Se ele for capaz de encontrar uma equipa que seja capaz de o assessorar, penso que Timor-Leste pode começar a entrar num caminho de estabilidade e de equilíbrio, condições necessárias para o crescimento que, esperamos, venha a ser grande".

Apesar de referir a falta de preparação académica de Xanana Gusmão, o bispo de Baucau refere que o líder histórico timorense não encontrou alternativas e teve, por isso, de assumir o poder.

"Depois daqueles anos que passou no mato, atiraram-no para a presidência da República porque tinha que ser e ele não teve tempo para se preparar", admitiu.

PSP-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.