quarta-feira, março 21, 2007

Timor-Leste: Deputado Leandro Isaac regressa a Díli "depois das eleições"

Díli, 19 Mar (Lusa) - O deputado independente Leandro Isaac, um dos que acompanha o líder rebelde Alfredo Reinado, disse hoje à Agência Lusa que admite regressar à capital de Timor-Leste mas só depois das eleições presidenciais de 09 de Abril próximo.

"Penso voltar a Díli dentro em breve, mas só depois das eleições", afirmou Leandro Isaac, contactado por telefone, indicando que não revela o local onde se encontra actualmente.

Leandro Isaac disse apenas que está no interior do país na companhia do major Alfredo Reinado.

O deputado independente estava "por acaso" com o major fugitivo em Same, no sul do país, segundo disse à Lusa na altura em que a localidade foi, há cerca de duas semanas, cercada por tropas australianas das Forças de Estabilização Internacionais (ISF).

As ISF lançaram um ataque para a captura de Alfredo Reinado na madrugada de 04 de Março e Leandro Isaac continua fugido desde esse dia.

"Continuo no interior, seguido pela tropa australiana e com a cabeça a prémio, porque exprimi a minha opinião", disse o deputado no contacto telefónico.

O Procurador-Geral da República timorense, Longuinhos Monteiro, afirmou a 16 deste mês à Lusa que, até àquela data, não existia nenhum mandado contra Leandro Isaac.

Longuinhos Monteiro explicou que o Ministério Público recebeu "um pedido oral" por parte das forças de segurança para que fosse emitido um mandado de busca à casa de Leandro Isaac, nos arredores de Díli.

"Respondemos que esse pedido tem de ser apresentado por escrito, mas até agora não recebemos" uma solicitação formal.

Sobre a questão da imunidade de Leandro Isaac como deputado ao Parlamento Nacional, o primeiro-ministro timorense, José Ramos-Horta, explicou à Lusa que o parlamentar "pode ter ou não ter".

"Normalmente, a imunidade só pode ser invocada no exercício das actividades de deputado. Fora disso, não a pode alegar", acrescentou o primeiro-ministro.


"Não penso entregar-me aos australianos e não posso deixar este povo", declarou hoje Leandro Isaac.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.