segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Manifestação contra suspensão do processo de Mari Alkatiri

Público, 09/02/07
Umas 500 pessoas pediram ao Presidente, Xanana Gusmão, que aplique a justiça de "forma transparente"

Centenas de manifestantes protestaram ontem em Díli contra a decisão da justiça timorense de interromper os processos judiciais contra o ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri, testemunhou um repórter da AFP. O antigo governante foi acusado de ter armado uma milícia encarregada de matar os seus opositores, durante as graves tensões que desestabilizaram o pequeno país no ano passado.

Os procuradores timorenses decidiram na segunda-feira abandonar os procedimentos contra o Alkatiri, afirmando não dispor de provas suficientes para continuar o seu trabalho.
Cerca de 500 pessoas pediram na rua ao Presidente da República, Xanana Gusmão, de agir no sentido da reabertura dos processos. "A justiça deve aplicar-se de uma forma transparente", pôde ler-se numa bandeirola.

Mari Alkatiri, que foi forçado a demitir-se no dia 26 de Junho de 2006, sob pressão interna e externa, negou ter dado qualquer ordem par armar civis com o objectivo de matar alguns os seus opositores.

Timor-Leste passou por uma onda de grande desestabilização entre Abril e Maio de 2006 na sequência de actos de violência que levaram cerca de 150 mil pessoas a fugirem das suas casas para se refugiarem em campos de emergência.

A tensão, que envolveu polícias e militares contestatários afastados das fileiras, atingiu o cume das próprias instituições.

Neste contexto de crise profunda, Alkatiri foi substituído na chefia do Governo por José Ramos-Horta, Prémio Nobel da Paz e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros.
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.