sexta-feira, novembro 10, 2006

Timor-Leste: Há uma crise profunda na actual liderança do país - Alkatiri

Lisboa, 09 Nov (LusaTV) - O ex-chefe do Governo timorense Mari Alkatiri reiterou hoje que há uma crise profunda na liderança actual do seu país na sequência do "golpe político-militar" de Maio último e enalteceu o papel da FRETILIN na resolução do conflito.

"Foi mesmo um golpe, embora haja quem não aceite e não foi concluído, não porque houve falta de vontade, mas pela reacção da FRETILIN de contenção e tolerância", afirmou Mari Alkatiri, que hoje chegou a Lisboa para tratamentos médicos na sequência de uma intervenção cirúrgica a que foi submetido em Fevereiro último.

O ex-primeiro-ministro considerou que, "apesar de a situação actual ser de olhar para a frente, há uma crise profunda na liderança nacional, cuja consequência é a quebra na autoridade do Estado e a hipotecada soberania" de Timor- Leste.

Confrontado com o balanço feito pelo actual primeiro- ministro timorense, José Ramos-Horta, relativamente aos 100 dias de governação, apontando a reconciliação e a tolerância como a receita para a crise, Mari Alkatiri disse: "ainda bem que ele tem essa percepção".

"Na verdade, foi necessário fazer uma contenção, controlar os militares do país e isso deve-se à FRETILIN, que salvou o país e não me venham dizer que foram outras instituições salvadoras da pátria", referiu, escusando comentar quais são essas instituições.

Relativamente ao relatório das Nações Unidas destinado a avaliar e analisar a situação em Timor-Leste na sequência do golpe militar e que pretendia apurar sobre a importação ilegal de armas durante a crise, este mereceu "críticas" por parte de Mari Alkatiri.

"Já critiquei várias vezes o relatório e procurei não tocar no meu assunto. Mas se o assunto mais importante era o meu, por ser ex-primeiro-ministro, nunca deveria ter sido deixado em branco, devia ter-se ido até ao fim", sublinhou.

Segundo o ex-chefe de Governo, "deixar em branco é querer participar na politização da própria justiça", deixando no ar um clima de "suspeição".

Primeiro chefe de Governo timorense depois da restauração da independência, a 20 de Maio de 2002, Alkatiri demitiu-se do cargo a 26 de Junho último, em plena crise político-militar.

A saída de Mari Alkatiri do Governo ocorreu 24 horas depois de ter sido ouvido pela segunda vez no Ministério Público sobre o seu alegado envolvimento na distribuição de armas a civis. Terça-feira última, o ex-primeiro-ministro foi novamente ouvido.

"Estão a fazer o seu trabalho, devemos contribuir para que a justiça se afirme numa instituição de cultura forte em Timor-Leste e estou pronto para contribuir sempre que quiserem voltar a chamar-me", disse.

Interrogado sobre a possibilidade de vir a candidatar- se ao cargo de primeiro-ministro nas próximas eleições, Alkatiri afirmou tratar-se de uma decisão do seu partido.

"Tem que se dar ao partido vida própria para poder sustentar o Governo, e não o contrário, o Governo a sustentar o partido. Se esse for o entendimento do partido, trabalharei para o partido a tempo inteiro", concluiu.

Depois da estada em Portugal, e antes de regressar a Timor-Leste no final do mês, Alkatiri deverá visitar Moçambique.

SMS-LusaTV/Fim

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.