Manila, 10 Nov (Lusa) - A ONU designou um oficial filipino para comissá rio da Polícia das Nações Unidas (UNPOL) em Timor-Leste, actualmente sob comando interino do comissário português Antero Lopes, anunciou hoje o embaixador das Filipinas junto da organização.
Segundo o embaixador Lauro Baja, o comando da UNPOL será confiado a Rodolfo Tor, um oficial da Polícia Nacional das Filipinas, que deverá assumir o cargo até ao final do mês, em Díli.
Rodolfo Tor, 55 anos, comandará a força policial da Missão Integrada da s Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT), criada no âmbito da resolução 1704 do Conselho de Segurança da ONU, aprovada em 25 de Agosto, em resposta à violência qu e afectava o país desde Abril.
Tor será o segundo oficial da polícia filipina a comandar uma força da ONU, depois de o ex-chefe das forças armadas das Filipinas ter liderado, em 2000 , a força da então Administração Transitória das Nações Unidas em Timor-Leste (UNTAET), missão que supervisionou o período de transição até à independência do país, em 20 de Maio de 2002, após o fim da ocupação indonésia (1975-1999).
A UNPOL conta actualmente com cerca de mil efectivos, de 19 países, e espera-se que o total da força, de 1.608 polícias, estabelecido na resolução da ONU, seja preenchido até ao final do ano.
Actualmente, Portugal participa na UNPOL com 143 efectivos da GNR e 42 da PSP.
O comissário da PSP Antero Lopes, 38 anos, assumiu interinamente o comando da UNPOL a 01 de Setembro.
Antero Lopes já tinha estado anteriormente em Timor-Leste, onde em 2000 desempenhou as funções de vice-comissário da força de polícia da UNTAET, tendo participado na formação da Polícia Nacional de Timor-Leste e na criação da Acade mia de Polícia.
Depois da missão em Timor-Leste, Antero Lopes passou a integrar o Departamento de Operações de Manutenção de Paz da ONU, em Nova Iorque.
PNG-Lusa/Fim
.
sexta-feira, novembro 10, 2006
Oficial filipino vai comandar polícia da ONU
Por Malai Azul 2 à(s) 20:16
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário