quinta-feira, junho 15, 2006

Obrigado, Margarida.

Tradução:

The Australian — News
Um Australiano pode ser feito chefe de polícia de Timor-Leste
David Nason, New York
Junho 15, 2006
O antigo polícia de topo Mick Palmer pode vir a tomar conta da força de polícia de Timor-Leste devastada pelas facções, como parte de um plano da ONU para restaurar o sistema de justiça da nação com problemas.
O nome do antigo comissário da Polícia Federal Australiana dos Territórios do Norte circulou depois do Embaixador Australiano da ONU, Robert Hill, ter dito numa sessão especial do Conselho de Segurança que havia um caso para colocar um estrangeiro com a responsabilidade da polícia de Timor-Leste.
O comentário de Mr Hill veio quando o SG da ONU Kofi Annan disse que levaria pelo menos seis meses antes de uma força de manutenção da paz da ONU pudesse estar pronta para substituir a força multilateral liderada pelos Australianos que interveio em Timor-Leste.
Mr Annan disse que a Austrália antecipou deixar as suas forças militares em Timor-Leste de seis a 12 meses. E também atacou as nações que urgiram a uma retirada antecipada dos peacekeepers nos últimos quatro anos.
Em reparos dirigidos primeiramente aos USA, Japão e Austrália, Mr Annan disse que a violência em Timor-Leste reflectia insuficiências não só da liderança Timorense mas também da parte da comunidade internacional em sustentar inadequadamente o processo de construção da nação.
"Há aqui uma lição para todos," disse. "Nós (o Secretariado da ONU) tínhamos indicado que a ONU devia permanecer em Timor-Leste um pouco mais, mas os governos – alguns governos – estavam bem entendidos em que saíssemos tão rapidamente quanto possível."
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Lista de cargos em Timor-Leste a preencher por cidadãos australianos:

1 - Primeiro Ministro
2 - Segundo Ministro
3 - Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas (o das Forças Desarmadas pode ser um timorense, de preferência de cabelo "à ecovinha" e óculos escuros...)
4 - Chefe da Polícia Marítima
5 - Chefe da Polícia mais Civil que Militar
6 - Chefe da Polícia mais Militar que Civil
7 - Chefe da Polícia nem uma coisa nem outra, i.e., da GNR e da polícia Malaia
8 - Responsável da "Quarentine" (já se sabe quem é: é o cão da "Quarentine" do aeroporto de Darwin)
9 - Chefe (de qualquer coisa; tanto faz; é mesmo para não fazer 'nenhum' como os soldados australianos...)
10 - Controlador dos referidos acima para que o Howardinho possa dormir descansado --- embora com os pés a cheirar a petróleo

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.