quinta-feira, junho 15, 2006

Obrigada, Margarida

Tradução:

Calorosa recepção a RAMOS-HORTA em SAME e ALAS

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dr José Ramos-Horta, acompanhado pelo Secretário Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Nelson Santos, visitou hoje as cidades de Same e Alas onde foi calorosamente recebido pelas autoridades locais e populações.
Os funcionários do Ministério dos Estrangeiros, Licínio Branco e Roberto Nunes, viajaram para essas localidades no dia anterior, para ajudar a organizar a visita.

Em Same, uma região rica em café com enorme potencial agrícola, ele encontrou-se com o Administrador do Distrito Filomeno Tilman e membros locais de partidos políticos chave.
Dadas as tensões políticas correntes a nível nacional, é compreensível que haja alguma tensão a nível local entre os membros dos partidos Fretilin, PD e PSD, que levam a acusações mútuas de conduta inconveniente,” disse o Ministro Ramos-Horta.

Um assunto particular, foi a alegação contra alguns membros da Fretilin que tinham recebido armas durante o Congresso da Fretilin que teve lugar em Dili e que as trouxeram para Manufahe (Same).

O Dr Ramos-Horta que é também o fundador da Fundação Paz e Democracia (PDF) uma organização não-governamental, não-partidária, atribuiu ao coordenador do PDF do distrito, Quintano Massa, um respeitado membro da comunidade na região, a tarefa de facilitar a discussão entre as autoridades do Estado, os Chefes Tradicionais e os partidos políticos locais.

A seguir ao encontro com funcionários e membros dos partidos, o Ministro Ramos-Horta dirigiu-se mais de mil pessoas que, como em todo o lado que ele tem visitado em tempos recentes, deram-lhe as boas-vindas entusiasticamente.

Na sua intervenção o Ministro apelou à unidade nacional, à rejeição das acções de alguns com o objectivo de dividir a sociedade Timorense e congratulou as autoridades locais, incluindo a PNTL (Polícia Nacional de Timor-Leste) por manter o funcionamento dos serviços e em geral a tranquilidade da área.

“Só um diálogo permanente, especialmente nesta fase critica, permitirá clarificar dúvidas, dissipar rumores e aliviar tensões no interior da sociedade de Same,” Dr Ramos-Horta sublinhou à multidão.
Depois da visita a Same, o Ministro viajou para o sub-distrito de Alas, uma das regiões mais isoladas e bonitas de Timor-Leste. As boas-vindas em Alas foi entusiastica e dada com muita genuína afeição humana.

“Pode ser a primeira vez na minha vida que visitei esta localidade, mas não será a última e prometo regressar em breve,” o Ministro disse ao povo.

O Ministro Ramos-Horta disse que tanto em Same como em Alas as preocupações levantadas foram idênticas.
“As pessoas estão preocupadas com a situação em Dili, querem que a verdade seja dita, e querem que as pessoas assumam a responsabilidade para o que está a acontecer,” Dr Ramos-Horta said.

Na sua intervenção ele explicou o processo para o diálogo inclusivo; o estabelecimento de uma Comissão Especial de Inquérito independente pela ONU para investigar e relatar sobre alegações de violações criminais e de direitos humanos durante o período de Abril, Maio, com referência aos incidentes particulares de 28-29 Abril, 23-24-25 Maio; a presença de forças militares internacionais em Timor-Leste e a próxima nova missão da ONU a seguir à da UNOTIL.

O Dr Ramos-Horta disse que como em todos os lugares que visitou como Ministro dos Negócios Estrangeiros e Ministro da Defesa, a população deu as boas-vindas calorosas às forças internacionais militares e policiais e que aconteceu o mesmo em Same e Alas.

Na sua chegada a Dili, a meio da tarde, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, visitou as novas instalações do jornal Suara Timor Lorosae para observar as condições de segurança pedidas pela administração do jornal.

Esta manhã o Ministro Ramos-Horta encontrou-se com um grupo de comandantes da força conjunta, a que também assistiu o Ministro do Interior Alcino Barris para acompanhar a situação em certas áreas de Dili e discutir algumas iniciativas operacionais.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.