quinta-feira, junho 15, 2006

Dos leitores

A NOVA GUERRA FRIA e a ARTE DO FAZER
SUGESTÃO

Sugiro que se faça uma análise profunda deste importante artigo de opinião, que coloca várias questões geoestratégicas, como pontos chaves deste desassossego.
Pela minha observação directa e presencial dos ultimos anos em Timor, pelos elementos que recolhi, investiguei e li - suspeito que o triângulo que tem como vértices: a China, a USA e a Austrália é o centro da luta que se trava em Timor Leste.

Não acredito que os serviços secretos destes países e de outros incluíndo Portugal, não estejam activos em Timor Leste ... aliás a precisão da actuação atenta do nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros evidência estar bem informado.

Por isso a NOVA GUERRA FRIA emerge desta realidade que abraça Timor Leste.
Por esta razão e conhecendo a força e o desejo de mundança cultural, comportamental e disciplinar que o governo quer ver implementado no terreno em Timor Leste, o pragmatismo das decisões e a preocupação de possuir um modelo sustentado a longo prazo para os fundos do petróleo, mostram que estamos em presença de uma governação que não quer vender Timor, nem hipotecar o seu futuro...existem defeitos quem não os tiver que atire a primeira pedra.
Mas é esta postura governativa de rigor que incomoda a Austrália e os Estados Unidos, que estão em pânico face ao plano estratégico bem evidênciado pela governação de Timor e a sua aproximação ao factor China, ao factor Cuba, ao factor Portugal (modelo da justiça e educacional) que conta como o factor Brasil e que põe em perigo a hegemonia anglo-saxónica na area.

Por isso a tese da anarquia das ilhas Salomão, a transformação de Timor no Haiti australiano, poderão fazer luz sobre o minar das instituições do Estado e do desassossego que se vive neste momento em Timor Leste ... claro se não existir desassossego, como é poderemos controlar e justificar uma intervenção militar (de ajuda?!...).

Sinto que a aproximação de contra balanço à Indónesia e a força e estímulo que o Presidente Xanana nos próximos passos e de forma muito pensada (como é seu timbre) der ao Dr. Mari Alkatiri, será uma atitude de um grande líder que defacto a situação militar, política e social reclama e que os estrategas do golpe não estavam à espera ... mas Xanana na sua bondade e amor ao povo é inteligente e sabem muito bem quando deve emergir.

Depois, virão as eleições de 2007 e aí ordeiramente o Povo decidirá com o seu voto secreto.
Para terminar, façamos votos que não hajam interferências, a ONU acabe com o caos (encomendado e estimulado)...e apoie de forma inequívoca e deixe ver afinal onde está o tal estado falhado.

Haja esperança...conciliação, entendimento e inteligência para suportar a ofensiva externa e investimento interno, a todo o vapor, para dar alento, motivação e alimentar a esperança do Povo.
É preciso não esquecer que quando se falava de esperança em 1999, o Povo olhava os seus dirigentes nos olhos e hoje quando se fala de esperança olham para o chão e isto nós vimos no dia a dia...

São necessários e urgentes resultados visíveis e no terreno ... que justifique e dê corpo aos elogios do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional.

Neste particular do fazer obra, penso também pela minha observação, que Timor Leste, precisa que as empresas estrangeiras agregadas preferencialmente aos débeis empresários locais se fixem em Timor Leste ... pois há dinheiro...mas o dinheiro é um burro para a gente montar ... o dinheiro é um meio, ajuda mas não faz obras, as obras são feitas pela capacitação dos técnicos e dos empresários... o governo ao fazer aprovar o orçamento para 2006-2007, foi nesta optica, isto é criar as condições para o muitos casamentos entre os empresários locais e os empresários internacionais ...

agora meus amigos esperam-se bons casamentos (sem manipulações e sem vigarices) que Portugal e a Europa consiga responder a este desafio ... pois é não é só de professores, militares e GNRs que salva Timor Leste.

Olhemos o futuro...
Ficamos assim.

2 comentários:

Anónimo disse...

CANTIGA DE AMIGO E A CARTA À PRIMA...
O Malai X agradece ao Malai Azul, a publicação do seu comentário quando escrevo é do coração, anómimo quer dizer não à ribalta e low profile e às vezes sai asneira que não convém personalizar, sei que o A.F. queria saber tudo, tudo o que menos interessava, Fernando Pessoa também não assinava por ele e não deixou de ser quem era (senão seria o fim desta importante conversa ...), apesar de anónimo participo de boa fé e por Timor Leste e pelo o riso maravilhoso das suas crianças...
O meu objectivo é ver se encontro/encontramos o fio à meada...estou particularmente interessado nisso, é preciso saber quem são os amigos de Timor Leste, é preciso afastar os vigaristas, os manipuladores, os trafulhas e os oportunistas dos corredores do poder e os vendedores de ilusões que julgam capacitar todo o mundo com uns workshops à americana... e sim, fazer constar que ajudar Timor Leste significa ABRAÇAR, NÃO ABANDONAR TIMOR LESTE, DAR O LITRO e DORMIR NA ESTEIRA.
A iniciativa Malai Azul deste blogger, merece uma edição e um estudo à matéria publicada... para que os erros não se repitam ... na USA (nem tudo é mau e o capital gosta de saber porque falha!...convém estarmos atentos ao retorno ...e aos alvos a atingir) quando algo corre para o mal ou uma empresa vai à falência, transforma-se num caso estudo, aproveitemos a ideia ... também este desassossego em Timor nunca mais pode acontecer, a ideia do estado falhado é uma mentira grosseira, só refere essa asneira quem não conhece a força que move quem governa a construção do País Timor Leste...quem assim fala possui uma intenção secreta... pois é de secretas que se trata agora...a luta vai ser dura e só agora começou.
Bem hajas Malai Azul por esta iniciativa que importa agora potenciar.
Mais uma vez.Ficamos assim.
Até um dia destes.
Malai X

Anónimo disse...

Infelizmente o governo brasileiro, endividado até o pescoço com o FMI, prefere atender os interesses dos EUA e nao pretende se envolver em TL. Se houver apoio da sociedade civil brasileira, inclusive a Igreja, pode ser que o governo brasileiro mude de posiçao. A pressao do governo portuguës é bem vinda.
AC
Brasil

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.