Exemplos de projectos concretos em Timor-Leste e abortados pelo golpe de Estado
Essa é que é essa o investimento estava a bom ritmo, havia um interesse crescente dos investidores estrangeiros no país. estava à beira de instalação de fábricas várias - indústria conserveira de peixe, de marisco, componentes electrónicos para diversos fins, entre outras actividades. tudo isto junto traria milhares de postos de trabalho, imensa formação profissional e muita capacitação nacional.
As várzeas timorenses iriam começar em breve a dar três vezes mais arroz com técnica chinesa e vietnamita. os processos de cooperação estavam a andar a bom ritmo e isso assustava os que queriam o poder pelo poder.
os acordos para evitar a dupla tributação com países vários - portugal, malásia, china, entre outros - estavam em fase de discussão e iriam permitir o afirmar da economia timorense nas trocas comerciais.
querem mais? é que há muito para dizer a este nível, a economia do país estava a preparar-se para ajudar directamente o Povo através do emprego.
xanana gusmão não gostou, Adelino Gomes, jornalista conceituado em assuntos de timor-leste escreveu bem e disse a verdade de um presidente que já não é mito nunca terá a elevação e importãncia de um Nelson Mandela.
O desemprego e a miséria continuada em Timor-Leste para os próximos anos só a Xanana se pode atríbuir... parabéns senhor liurai alexandre gusmão.
o petróleo estava para já resolvido, indianos e italianos iriam explorar os blocos, seis dos onze. as refinarias iriam instalar-se como previsto e a barragem de Iralalara (los palos) também estava em fase avançada de arranque de consurso internacional - só esta valência seria um dos grandes contributos de Timor-Leste para toda a ilha, TL teria capacidade para exportar electricidade para o lado indonésio.
domingo, junho 25, 2006
Dos leitores
Por Malai Azul 2 à(s) 06:08
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
7 comentários:
Não me façam rir... continua de pedra e cal no jogo do puzzle.... este blog é de facto a maior vergonha.
Eu tenho certeza de que este blog é, de longe, um importante espaço democratico.
Quanto as perdas economicas nao restam dúvidas: sao imensas. Mais o pior mesmo é nao ter lei que seja respeitada. Os investimentos ainda podem voltar, os mortos e a credibilidade nao.
Compreendo a angustia do Sr Xanana diante de um quadro em que tropas rompem com a legalidade. Sua pressao em cima do PM diante deste fato é compreensível, mas tem limite. Espero que o Sr. Alkatiri tenha, por seu lado, a grandeza
de ceder em prol da estabilidade de TL. Seranado os animos, com diálogo, as coisas se acertam.
Seja Sr. PM mais modesto em suas pretençoes. Escute mais a oposiçao. Sejam razoáveis.
A cizania entre vocës é comemorada pelos inimigos de TL tais como os arrivistas, arruaceiros, corruptos, bandidos de toda sorte.
Prezados militantes da Fretilin,
Nao confundam interesse do partido com os da naçao. Nela encontramos todo tipo de gente, inclusive aqueles que divergem daquilo que achamos correto, verdadeiro e popular. Orgulhem-se, portanto, de um governo que colaca 300 mil criaças na escola, que negocia com autoridade as questoes do petróleo, que convoca medicos cubanos, comunistas ou nao, para cuidar da saude da populaçao. Orgulhem-se, mas vcs nao sao donos da verdade por maior que tenham sido os acertos.
Amigos timorenses, sejam mais tolerantes uns com os outros.
Saudaçoes,
Alfredo
Brasil
Ia esquecendo.
Vejam na Igreja uma aliada.
Um grande banqueiro norte-americano disse, uma vez, que derrotar a esquerda na América Latina era fácil, difícil era derrotar a Igreja Católica.
AC
Br.
(nota prévia: estou a descer o blog e vou escrevendo porque a dor é imensa. Irei devagar por aqui abaixo e vou ler até que não consiga mais, desistir não desistirei de tentar à medida do que sei... outros saberão mais mas é lamentável que duma vez por todoas não párem... parece que ainda estão à espera que Ana Pessoa chegue. Para quê? Desulpem mas para quê? Papara apaziguar a política? Tenho uma especial atenção pela sra. Ana Pessoa mas por favor pensem no que importa aos timorenses senhores políticos, senhores fazedores de opinião... não há muito mais tempo...)
Desculpem-me o meu desencanto, a minha não mais pactuação com os dezacertos... prezado Alfredo, do Brasil talvez tenha já percebido o desespero de algumas pessoas que aqui tentam, como os daqui tentaram fazer o que quiseram. Na verdade o que interessa é que tudo aquilo pelo qual todos e todos pelos vistos ainda são poucos a levantarem a voz e dizerem livres aquilo que pensam, aquilo que sentem, aquilo que porventura se achem na razão de o dizerem.
Não neguei aqui nem noutro lado qualquer, nem com nenhuma pessoa em particular que este Governo de Mari Alkatiri não tenha feito avanços enormes em diferentes áreas. Não é isso que agora me preocupa. O que me preocupa, desculpem o egoísmos da preocupação, é ver que afinal são agora os próprios timorenses que se levantam contra eles próprios... a exemplo do que se já passou na história e da qual parece não continuarmos a pensar sobre o que tudo isso deu, o que tudo isso provocou e o porquê das mudanças estratégicas.
Não acredito que as pessoas que estão aqui não queiram o melhor para Timor-Leste. Aquilo que se vê é que desataram todos aos pirotes, aos pinotes, às mais completas e legalistas acusações quando afinal esses mesmos são os que levantaram esta situação por não a terem resolvido em sede própria!
Xanana é claríssimo nessa história. Penso que não existem PGR, majistrados, sistemas de investigação capazes ao ponto de levarem em frente as acusações que ele faz porque aquilo vai logicamente bater onde o "establishement" se encontra ancorado.
Isto é um facto já! Porque simplesmente ele quiz ir por aí. Se é politicamente incorrecto, digam-no como já o disseram e ponham-se a caminho, façam opções.
O que é certo é que ele abalou a estrutura da "normalidade" dessas normas e está tudo mal disposto com isso. Todavia reparem que ele próprio vai buscar parâmetros legais e aí veremos onde baterá a mó.
E para mais, desculpem lá mas pergunto o que será pior: a ameaça da FRETILIN ou o homem que simplesmente usa um mecanismo não convencional mas que está com o povo? Não me parece que as cedências neste momento estejam equiparadas. Estarei a pensar mal?
Ok, se estiver então façam o favor de prenderem Xanana Gusmão visto que ele está a ser o desestabilizador do Vosso sistema. Está, do Vosso, certamente mas que se pense porque razão o estará a fazer. Que se pense porque foi ele que levou a luta armada pra onde la foi e o que atingiu. Que se pense porque teve ele de bater o pé e dizer que era de dentro do terreno, do sentir, do quatidiano duma luta que ninguém que a não tenha passado jamais a poderá sequer imaginar. Pensem nisso. Porque se não o conseguirem é simplesmente porque estão na política como qualquer um que quer a todo o custo ascender ao Poder. Isso é o que se passou até agora em Timor-Leste.
A situação actual está portanto ao nível, senão em pior estado que em Setembro de 1999 meus senhores.
Esta situação não visível por todos como uma causa única. É a luta de galos, como aqui diziam à uns dias, ou morre um galo ou pior morrem os dois.
Mas o que é isto? Unam-se mesmo que parecça que isso já não é possível, Não se conseguiram todos unir aquando do pedido de Xanana ao ter enviado para o exterior adica - JUNTEM-SE - talvez agora já seja tarde! Mais vale tarde que nunca meus senhores, uma vez mais.
É uma angústia ver este jogo político estúpido. Prefiro acções de carne e osso, alma e coração, escusado virem com a cantiga da política e daquilo que deve ou não ser polidamente dito. Essa fase já lá vai. Está tudo distrído.
As violações da Constituição da RDTL são uma vergonha mesmo que ela tenha sido feita da maneira como o foi, logo ferida e é isso mesmo que se vai verificar.
Quero também dizer que, da forma como descobri o blog, penso que no dia 23 ou 24 de Maio de 2006, em que se bem me lembro enviei ao seu moderador usando o endereço de email que está no blog (não me apetece ir encontrar a mensagem pois já lá vão milhentas), penso que disse algo de positivo pelo aparecimento do mesmo. A discussão das coisas, sejam elas de um lado ou de outro é de suma importância, logo é importante que apesar da correia de transmissão de um sentido não sejamos por outro cegos. O que se passa em Timor-Leste não é convencional. Portanto, afirmo aqui, agora e ainda, também, que este blog é sem sombras de dúvida um espaço onde muita gente entrou (segundo as estatísticas que foram dadas ou as que vi fornecidas pelos mentores), onde muita gente deu uma palavra de apreço, onde se sentiu desespero, onde apareceram aqueles que não concordavam com isto. Prevalece claramente uma possição. Mas o importante é que em Timor-Leste as coisas se resolvam e não que se extremem... vocês serão os responsáveis pois não haveis conseguido ser moderados numa altura em que obviamente outra posiçõ não devia ser tomada para que não aconteça essa ânsia de provarem a ferro e fogo que são maioritários... porque, lamento dizê-lo também, a culpa é Vossa, não parece que o sejam.... e 13 distritos meus senhores, em 13 distritos, sem contar que em Dili estão 150 mil pessoas absolutamente sem direito na matéria, espoliadas dos seus locais, dos seus haveres, das suas esperanças, ainda estão à espera de mais o quê?
Apoiados onde? No Governo Português? Na GNR? Em Cavaco Silva que diz que a situação é volátil? Claro que é. Não fizeram tudo para que ela o fosse?
Façam então tudo para pensarem o que será melhor para o país, o que será melho para o povo que é deles que todos e qualquer um tem ou não o aval. Entrar na corrida do suicídio já entraram. Deparam-se com um homem, desculpem lá mas de facto afinal ele é um homem e vejam lá como as coisas estão. É uma angústia ver as esperanças no fio da navalha....
Prezados Timorenses,
É urgente desatar esse nó em que o PM, o PR e os militares peticionários se encontram.
Se arranhões foram dados na constituição, o que é grave, isto não quer dizer que tudo está perdido.
O que não dá para aceitar é um grupo de pessoas que ao dar tiros para o ar quiram trocar o governo a cada semestre. Ninguém repeita este tipo de nação. Olhem o desastre que é a Guiné Bissau!
Tavez o modelo politico baseado na figura do Primeiro Ministro seja inadequada para TL. Pode ser que o presidencialismo reflita, com mais proximidade, a realidade do país.
O fato de ter um PR eleito pelo voto direto e um PM eleito pelo partido majoritário é complicadíssimo para o cidadão comum entender.
A experiência européia, que acredito ser a referência dos Srs, está baseada em um histórico de conquistas civis que ainda não amadureceram em TL.
Acredito, penso eu, que uma revisão constitucional que objetive dar maiores garantias ao Estado de Direito possa ser refletida pelo parlamento.
Vejamos o exemplo brasileiro: O que de fato nos ajudou a superar o medo de golpes de Estado foi a reflexão de uma outra geração de militares que entendeu que o Golpe de 64 tinha sido um erro.
Serão necessários outros 25 anos para que TL tenha uma geração de militares fiéis à constituição? É um tempo enorme!
Prezados Amigos,
Talvez seja necessário convocar uma nova Assembléia Constituinte para que, a luz do que vem acontecendo em TL, hoje, se possa adequar os princípios democráticos as tensões das correntes políticas desta jovem nação.
Havendo compromisso com o povo este pesadelo irá passar.
Serenidade e diálogo é o que desejo para todos.
Alfredo
Brasil
Quem foi que insistiu no modelo semi-presidencial com o qual pudessem destituir de um Xanana Gusmao qualquer poder legal de se pronunciar nas questoes internas do pais? Foi a fretilin.
Quiseram relegar Xanana para o "sideline" tirar a ele o poder de actuacao. Qiseram fazer dele carimbo de borracha.
Tudo para governarem como bem intendessem e, como o PM disse, ate os proximos 50-100 anos.
Mas enganaram-se redondamente porque o povo fartou-se de nao ter voz na materia. Agora vem com cantigas com o que estava para acontecer e como o Xanana tem a culpa disso.
Nao nos enganemos meus senhores. Timor tem um grave problema de recursos humanos e a sua capacidade de execucao orcamental. Os orcamentos anteriores foram somentes executados na ordem dos 50-60% com alguns a registarem somente 30-40%.
Todos sabemos que timor tem dinheiro mas nao tem a capacidade de execucao. Querem me agora dizer que uma subida de 80 e poucos para 300 e poucos milhoes de dolares ira ser executado por completo e timor iria tornar-se num pais das mil maravilhas? E que foi o Xanana que impediu que isso tudo? So se enganam a si mesmos!
Esse aumento orcamental enorme nao acompanhado por um aumento drastico na capacidade de execucao so iria aumentar a corrupcao.
E eu sei do que estou a falar!
Enviar um comentário