domingo, junho 25, 2006

Até amanhã.

Hoje deitamo-nos cedo.

.

14 comentários:

Anónimo disse...

Xanana, Mari, Zé Horta, Zito Oliveira, Júlio Alfaro, João Carrascalão, Rogério, D. Basílio, Pe. Filomeno, Pe. Gusmão, Pe. Domingos Maubere, Zé Maria (Taur) e todos os mais que couberem neste grito: é o Cabrita que vos fala. Se eu estivesse aí, ao pé de vós, a olhar-vos nos olhos como sempre fiz vai para um ror de anos, a reclamar-nos todos pela nossa terra timor, vocês não tinham tido coragem para deixar chegar as coisas onde chegaram, pois não? Deixem-me acreditar que não. Parem, por favor!

Anónimo disse...

Malai Azul:
Não dá para apagar os comentários repetidos?

Anónimo disse...

Apaguem apaguem...

Anónimo disse...

Um exemplo simples de manipulação deste blog ao "silenciar" coisas será (entre muitos ao longo deste tempo neste blog), por exemplo mas sendo sintomático, porque razão não foi colocado em forma de post o comentário de Mata Hari Sábado, Junho 24, 2006 12:20:04 PM (das 04h20 hora de Portugal)???????

Esse comentário é nada mais nada menos que a declaração de Xanana Gusmão ao Povo Amado e Sofredor aos Líderes e Membros da FRETILIN... o texto que tanto melindre criou também nas hostes do "politicamente correcto" e como se vê nas hostes deste blog... mais uma vez o homem (Xanana) abriu a boca para pelos vistos não mais se calar... NÃO SILENCIEM AS COISAS AQUI ! Já que dizem o que dizem na introdução deste blog. Não continuem vocês a mentir que Xanana Gusmão não o está a fazer.

Anónimo disse...

Sobre a Declaração Presidencial do dia 22 de Junho:

Adelino Gomes, do Jornal Público, afirma: "Discurso político inimaginável".

Sem dúvida que o é. Lamentavelmente para Timor-Leste, o Presidente Xanana Gusmão revela que é tão-somente um homem!

O mito, o herói, o semi-Deus que tantas pessoas 'viam' nele, afinal é apenas um homem ... que revela todas as fraquezas de qualquer outro homem ... que não é 'mito', não é 'herói' nem um 'semi-Deus'.

Lamentavelmente, muitos necessitam de um 'D. Sebastião', dizem-se democratas mas têm uma enorme necessidade de serem conduzidos por personalidades dirigentes com características e instintos ditatoriais. Xanana Gusmão, revela e surge perante todos, como um D. Sebastião com aquelas características e aqueles instintos e expõe publicamente o que tem de pior e de estrutural na sua personalidade:

a) a falta de respeito pelos outros - se não forem 'yes men', ou não se deixarem ‘cativar’ pelo/enrolar no seu charme;
b) o autismo - perante a realidade existente, aquela que existe para além do grupo que o envolve;
c) a incapacidade de lidar com o conflito pessoal - opta habitualmente por duas vias alternativas: fingir que o conflito não existe, deixando-o avolumar com a passagem do tempo ou, criando a dependência afectiva para 'agarrar' as pessoas, muito usado nos seus actos de reconciliação, através de um dom que possui: carisma!;

e, por último mas de importância equiparável aos traços anteriores,

d) a necessidade irrefreável de tudo dirigir, de tudo controlar.

Xanana Gusmão tentou genuinamente fazer a transição de Comandante da Luta de Libertação e de um grupo de guerrilha para Chefe de Estado ... não conseguiu.

Acima de tudo, porque não conseguiu viver/conviver/aceitar a divisão de poderes que qualquer Estado democrático de Direito define como elemento essencial/central de um sistema democrático.

Xanana Gusmão revela-nos que levou o seu 'autismo' político ao limite do inimaginável, porque

a) resume e reduz a Constituição ao seu artº 1º, nº 1: "A República Democrática de Timor-Leste é um Estado [...] baseado na vontade popular ..." - a parte que lhe interessa para, demagógica e populisticamente, exercer o poder, porque 'o Povo quer e eu oiço o Povo'- leia-se "L'Etat c'est moi!"

b) Despiu-se definitivamente do seu papel de Chefe de Estado para se deixar enrolar na teia da animosidade, do ressaibo, do rancor, da aversão, do ódio, e do ressentimento de que resultou uma Declaração 'Presidencial' à Nação em que o Chefe do Estado de Timor-Leste se 'abstrai' da existência do Estado, sai da esfera do Estado, para se concentrar e para limitar-se à esfera do pessoal e do mesquinho

c) Apela emocionalmente ao fim da violência ... para se dirigir ao ‘Povo’ afirmando com voz trémula que “ganhámos a guerra!”.

Por tudo isto, receio pelo futuro de Timor-Leste.

IC

Anónimo disse...

O Presinte a fzr ultimato ??????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

TAH MALUCUH!!!!!

Anónimo disse...

IC, prezo as suas análises não se esqueça é que para se analisarem as coisas deve-se ter tudo à mostra... Xanana Gusmão está-se a mostrar, o resto está defendido a sete chaves... é só estratégia.

Acho que a FRETILIN só tem mesmo uma possibilidade - de facto concretizar as suas promessas. Sabe quais foram? Como deve imaginar que isso a ser feito só o poderá ser pela via da violência, do sangue sangue sangue como tão claramente o têm dito... sinceramente, lembra-se que comas ameaças a coisa teve de mudar de rumo no mato, lembra-se? Pois é o que tem de ser agora que muito menos agora se justifica tal coisa.

E olhe que aquele discurso "apenas um homem...", ele como apenas um homem está a dizer o que disse, acha que não terá defesa? Chegar-se-á a ver que o simples homem não está mas é cheio de razão - de LEI até?

__________

Oh... vejam lá como construiram a cama em que agora se deitam?!

Constituição à medida partiodária! Não há mesmo vergonha. Assim até eu.

Falta de idoneidade polítca serem eleitos para a Constituinte e depois darem-se à verdade de caminharem para o Parlamento como se de um Governo se tratasse. Pois tratou e estamos assim. Agora Xanana é o culpado?

Um caos de enredos, descambanço total... e vêm agora e ainda com a Constituição? Fazem muito bem.

Assim se espera que a sigam!

Não o fizeram em proveito próprio? Vê-se.

Querem ir até onde com a postura que estão a tomar? Querem fazer bonecos de que são os verdadeiros democratas? Bem, acredito que queiram mas como se vê sobre uma ruína política.

E como a margarida quando utilizou Bertold B., direi que a Política é a política... mas ela ainda precisa do HOMEM!

Também como se vê. Vou dar uma volta que quanto a isto não há mesmo volta a dar. Para que é que me fui meter nomeio deste antro? Realmente já dizia a minha mãe: Oh filho olha que o homem é corrupto, quando atinge o Poder não mais quer sair de lá!

Isto serve para todos só que há de facto uma diferença: Xanana Gusmão está a fazer diferente não é? E já perceberam porquê? Vejam lá isso que o povo não é burro. Têm de conseguir silenciar alguém senão vai ser o cabo dos trabalhos não será?

Anónimo disse...

Li e reli o discurso de Xanana Gusmão. É inimaginável... e perigoso, porque desenterra contas antigas que estão por saldar. Li pela primeira vez essas histórias no livro onde o Manuel Acácio conta a história secreta da resistência timorense (que fui comprar depois terem feito referência a ele aqui no blogue)mas pensei que já eram água passada, mas afinal ainda continuam vivas. Infelizmente.

Anónimo disse...

O Censura-se aqui e de diversas formas pergunta "porque razão não foi colocado em forma de post o comentário de Mata Hari Sábado, Junho 24, 2006 12:20:04 PM (das 04h20 hora de Portugal)???????" Presumo que pela simples razão de o Malai Azul não andar a dormir na forma e tê-lo postado não só em português como até - veja lá! - em tétum, e logo no dia 22, isto
é na quinta-feira! Se quiser confirmar vá ao arquivo aí ao lado... Não é pois bonito vir para aqui vitimar-se e de dedinho apontado acusar sem fundamento.

Anónimo disse...

Concordo com a análise do IC, só lhe acrescentaria ainda outra traço de carácter que este discurso (que não passa dum ajuste de contas) revela: a arrogância. Porque tendo abandonado por vontade própria a Fretilim em 1986, inicia o texto dizendo: “conheço a FRETILIN melhor do que alguns delegados ou todos aqueles que estiveram no congresso há pouco realizado, sabendo apenas levantar a mão porque receiam perder o emprego”!

Ora, desde há VINTE ANOS que o Sr. Gusmão não participa na vida da Fretilin e tem a lata de vir insultar quem se calhar nem ainda era nascido quando se foi, e todos os outros que permaneceram e os muitos milhares que à Fretilin têm aderido e que nela se têm empenhado? É preciso ter topete!

Anónimo disse...

Anónimo das 4:29:00 AM : é velho esse truque de fazer o mal e a caramunha. Explico, de serem agressivos nas (palavras e nos actos) e depois dizerem que os outros é que o são,

Eu tenho lido tudo nestes últimos tempos, sobre Timor. Nunca vi nem o Mari, nem o Francisco Guterres, nem o José Reis, nem o Rogério Lobato defenderem como você escreve “pela via da violência, do sangue sangue sangue”.

Mas li o texto do Xanana e fiquei arrepiada: além de sangue, de mortos ele até fala de ossos! Repare só neste parágrafo: “Espíritos e Antepassados, levantem-se para olhar por este povo! Ossos que estão espalhados por todos os cantos, ponham-se de pé, Sangue que foi vertido por todos os cantos, juntem-se de novo para ver aqueles que querem estragar o povo, que querem ver o povo sempre a sofrer, que querem ver o povo sempre a morrer.”

Parece aquelas bruxas a lançarem pragas contra os inimigos. É tétrico, é ultrapassado e é profundamente reaccionário. Porque estas palavras são viradas contra os seus antigos camaradas e que agora estão no partido mais importante de Timor e por isso mesmo, ao menos ele, o PR – porque foi como PR que ele falou! – devia-lhes, ao menos, respeito institucional.

E pior que tudo, lamentavelmente, nem se soube dar ao respeito aos mais novos. Já não me admira que andem tantos por Dili a fazer tantos disparates. Com ídolos de pés de barro como este…

E foi precisamente por ter ficado tão incomodada que me vieram à cabeça, nesse dia, os versos do Brecht e do Neruda. Para lavar a alma, para lembrar que “os homens sabem pensar”.

Anónimo disse...

A margarida e uma "naba" e desculpe o meu frances.
Pois esta a mil leguas daqui, de timor, agora acredito.
E depois quer defender coisas que nao conhece. Pois para saber dessas coisas que o anonimo fala tinha mesmo que viver em Timor no meio dos mauberes.

Se nao sabe nao fale!

Anónimo disse...

Viver em Timor não significa viver entre os mauberes!
Quantos de vocês vivem entre os mauberes?
É que os mauberes não vão ao Hotel Timor, não vão aos bares e restaurantes onde o preço de uma refeição é mais do que ganham durante largos meses, não têm carros com ar condicionado, não vivem em casas confortáveis.
O povo sabe falar... já fez ouvir a sua voz por diversas vezes e voltará a fazer-se ouvir. Estou a falar do povo, não dos que... como é tradição na história política Indonésia... são pagos e alimentados para participarem em manifestações.
Só há um caminho certo para Timor... qualquer que seja o lado da barricada em que nos encontremos: respeitar a Constituição.

Anónimo disse...

Mas ó anónimo das 5:43 PM eu nunca enganei ninguém. Não só já disse (e por mais de uma vez) que vivo em Portugal como até disse que nunca fui a Timor. E não me ofende nada com essa da nabice. Afinal somos todos humanos não é verdade? E é por isso mesmo que quero para os Timorenses o mesmo que quero para os Portugueses: que a sua voz nas urnas seja respeitada bem como a sua Constituição e as suas leis. Nem mais sem menos, só isto.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.