quarta-feira, junho 07, 2006

Dos leitores

A honra da Lusa só é afectada por em Timor alguns dos seus jornalistas serem profissionais longe do nível da agência noticiosa para a qual trabalham.

E não podemos esquecer que as noticias da Lusa, face ao prestigio que detem, servem de base a vários orgãos de comunicação social mundiais.

Se os factos noticiados são sensacionalistas e se abstêm de uma análise profunda pode levar à má informação, direcionada a servir "interesses", pressões e por consequência ser um factor acrescido de desestabilização.

E o que todos nós pretendemos é uma informação séria e responsável a bem do povo timorense.E

stamos todos de acordo não?!

5 comentários:

Anónimo disse...

Sim, "stamos"!!

Anónimo disse...

Parabens Lusa. Nao sao todos os jornalistas da Lusa mas alguns parece-me que estao a fazer eco daqueles que pretendem vender Timor...

Anónimo disse...

Não, não estamos de acordo!
A Lusa está presente em Timor desde o período difícil de 1999 (muito antes de muitos dos portugueses que aqui gostam de escrever mal dos jornalistas da Lusa) e é o orgão de comunicação social com representantes permanentes em Dili que melhor informaçao faz. Acham que a RTP, ou a verdadeira desgraça que tem sido a RDP em Dili, têm feito melhor?
Deixo um desafio a este blogue. Se a Lusa é tão má como dizem, não recorram às suas notícias para ilustrarem o que se passa em Timor.

Anónimo disse...

Carlos Lopes: a sua lógica escapa-me. Lá porque os outros são desgraçados a Lusa também tem de ser? E para se acompanhar uma situação não é necessário ler tudo e principalmente ler nas entrelinhas? E parece-me que mais do que "ilustrar" muitos de nós estamos é a tentar compreender (muitos já compreendem...) o que se passa em Timor. Ou você quer-nos convencer que toda a gente tem a mesma "visão" do que se passa? Ou que há uma "visão" única? Mas que algumas peças da Lusa são "más" isso eu acho que são. E muitos por aqui têm dito o mesmo. Por exemplo, lendo a Lusa percebe-se que (excepto Dili) a administração funciona normalmente no resto do país e que mesmo em Dili a administração faz milagres para que os desalojados não passem fome nem sejam atingidos por doenças? A Lusa alguma vez informou que a Assembleia Nacional tem funcionado (com uma ou outra falha nos Plenários)? Para quem lê a Lusa - e eu tenho-a lido - é difícil captar isto que é o importante. Foi por isso que tive de procurar outras fontes, lamentávelmente.

Anónimo disse...

A lusa e ma porque nao tomada partido. Se a Lusa fosse mais tendenciosa e tomasse partido como os media da indonesia faziam no tempo do Suharto ja seria boazinha.
Nao esta claro

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.