sábado, novembro 17, 2007

Sócrates diz que Portugal quer lançar um novo ciclo de cooperação mais ambicioso

RTP
© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2007-11-16 17:10:01

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que Portugal está disponível para lançar um novo ciclo na cooperação com Timor-Leste, visando consolidar as instituições democráticas e o ensino do português neste país.

As declarações de José Sócrates foram proferidas após ter recebido em São Bento o presidente da República de Timor-Leste, Ramos-Horta, encontro em que também esteve presente o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.

José Sócrates disse que, durante o almoço com Ramos-Horta, teve a oportunidade de transmitir a intenção portuguesa de "dar um novo impulso à cooperação com Timor-Leste".

"Estamos muito satisfeitos com a evolução registada em Timor-Leste" e Portugal "está em condições de iniciar uma fase mais ambiciosa na cooperação" com este país, vincou o chefe do Governo português.

O primeiro-ministro especificou depois que as prioridades da cooperação serão dirigidas para "a consolidação das instituições democráticas timorenses e também para a área da educação, que é vital para o futuro de Timor-Leste".

Segundo Sócrates, as áreas da educação, da justiça e da cooperação técnica "são fundamentais" para o futuro do Estado timorense.

"Temos uma grande vontade de estar à altura da nossa história comum, tendo uma cooperação que honre essa mesma história", acrescentou.

1 comentário:

h correia disse...

O que significa "ambiciosa"?

Ver para crer, Sr. 1º Ministro. É que de palavras bonitas já estamos fartos.

Se é para fazer, então faça-se! Não percamos mais tempo.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.