sábado, novembro 17, 2007

PRESIDENTE RAMOS-HORTA EM PORTUGAL REÚNE-SE COM PRESIDENTE CAVACO SILVA

Palácio das Cinzas, 17 Novembru 2007

os dois Prémios Nobel de Timor-Leste encontram-se TAMBÉM em Lisboa

“A reforma da PNTL é crucial para estabilidade do país e queremos alargar a cooperação com Portugal neste sector” afirmou o Presidente da República, Dr. José Ramos-Horta, em visita a Portugal.

“Acreditamos que o modelo da GNR é o melhor para Timor-Leste", declarou o chefe de Estado.

O Presidente Ramos-Horta encontrou-se 5.ª-feira com o Presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, com quem teve uma reunião de uma hora e meia.

O Presidente português ofereceu depois um almoço em honra do presidente de Timor-Leste, no Palácio de Belém, a sua residência oficial.

Os dois Presidentes da República falaram de várias áreas da cooperação, incluindo a Educação e a Justiça.

O Presidente Ramos-Horta disse que Timor-Leste continua a preferir a cooperação com Portugal na área da formação de professores e pediu que Portugal alargue o seu apoio ao desenvolvimento da Língua Tétum.

“O Tétum é uma língua nacional que precisa de apoio técnico para se desenvolver. Faltam-lhe palavras para poder responder ao que é preciso na comunicação moderna”, disse.

“A cooperação portuguesa podia ver o que Portugal pode fazer para ajudar ao desenvolvimento da Língua Tétum, que bebe do Português”, acrescentou.

O Presidente José Ramos-Horta iniciou o primeiro dia de visita oficial a Portugal, recebendo o Bispo resignatário de Díli, D. Carlos Ximenes Belo.

Os dois prémios Nobel da Paz de Timor-Leste tomaram o pequeno-almoço juntos num hotel de Lisboa.

D. Carlos Belo disse que “dá todo o seu apoio ao Presidente da República e ao governo para se criar um clima de tranquilidade, paz e bem-estar para as populações, para se criarem empregos para os jovens e mais benefícios para os mais pobres".

O Presidente Ramos-Horta visitou na tarde de 5.ª-feira o parlamento nacional de Portugal.
Hoje 6.a-feira, o Presidente da República encontra-se com o Primeiro-Ministro de Portugal, Engº José Sócrates ao fim a manhã.

O chefe do governo de Portugal convidou também o Presidente de Timor-Leste para um almoço no Palácio de S. Bento, a residência oficial do Primeiro-Ministro português.

Durante a tarde, o Presidente Ramos-Horta encontra-se com a comunidade timorense residente em Portugal e visita também o Quartel-General da GNR em Lisboa.

A delegação que acompanha o Presidente da República realizou várias reuniões com outros membros do governo de Portugal para tratar da cooperação bi-lateral.

O Vice-Ministro da Educação, Dr. Paulo Assis Belo, tem 6.ª-feira uma reunião de trabalho com o Secretário de Estado da Educação de Portugal, Dr. Jorge Pedreira.

Timor-Leste quer começar um projecto de cooperação novo, financiado pelo orçamento timorense. Este projecto inclui contratar mais 30 professores portugueses para formarem jovens de Timor-Leste para serem futuros professores.

O Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Dr. Benedito de Freitas, teve 5.ª-feira uma reunião com o Secretário de Estado da Formação Profissional de Portugal, Dr. Fernando Medina.

Na reunião estiveram presentes dirigentes do IEFP, o serviço português que criou o Centro Nacional de Emprego e Formação Profissional de Tíbar.

O Dr. Benedito de Freitas vai visitar na 6.ªfeira os serviços do IEFP e disse que o governo de Timor-Leste deseja alargar a Formação Profissional a novas profissões.

O governo de Timor-Leste deseja também que o Centro de Formação Profissional de Tíbar ensine mais formadores timorenses, para aumentar em Timor-Leste o número de pessoas que sabem fazer Formação Profissional. – FIM.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.