Relatos dos Media Nacionais
UNMIT apoia a CNE
O Presidente da CNE Faustino Cardoso Gomes disse que a CNE obteve apoio técnico e logístico da UNMIT para facilitar os arranjos para as eleições legislativas de 30 de Junho.
O Sr. Cardoso mencionou também que a CNE recebeu um total de US$175,158.00 do Governo. (STL e TP)
Horta pede à CNE para ser imparcial e independente
O Presidente José Ramos-Horta pediu à CNE para manter a sua independência e imparcialidade nas eleições legislativas.
É muito importante a imparcialidade da CNE para o povo e o desenvolvimento da democracia no país,” disse o Sr. Horta numa workshop realizada pela CNE na Sexta-feira (15/6) em Dili. (STL)
LABEH: PDHJ devia investigar o caso de corrupção
O Director do Lalenok ba Ema Hotu (LABEH), Christopher Henry Samson, disse que o Provedor dos Direitos Humanos e Justiça (PDHJ) devia investigar o alegado caso de corrupção no Gabinete de Xanana Gusmão durante o seu mandato de Presidente. (TP)
Horta encontra-se com homens de Alfredo e peticionários
O Presidente José Ramos-Horta encontrou-se com homens de Alfredo e peticionários no Sábado (16/6) em Fatuberliu, Manufahi.
O objective do encontro foi encontrar maneiras para resolver os problemas dos peticionários e dos membros da PNTL que fugiram de Dili durante a crise do ano passado. (TP)
Foragidos estão prontos para o diálogo
O antigo Comandante da polícia militar, maj. Alfredo e o porta-voz dos peticionários, Gastão Salsinha, declararam que estão ambos prontos para virem para Dili e negociarem em nome dos seus apoiantes. (TP)
Fretilin rejeita críticas Australianas
Numa conferência de imprensa realizada no Domingo (17/6), a Fretilin disse que as críticas do governo Australiano a um plano para desenvolver a força de defesa de Timor é interferência política durante a campanha para as eleições legislativas agendadas para o fim do mês. A Fretilin rejeitou essas críticas porque violam a soberania Timorense. (DN e STL)
SRSG: “PNTL deve ser profissional”
O SRSG Atul Khare afirmou na Quinta-feira (14/6) na sede da UNMIT em Dili que a UNMIT quer estabelecer uma força da polícia responsável e profissional.
“Queremos que a PNTL seja uma força eficaz, eficiente, responsável, aprontada e apartidária. Há cerca de 898 oficiais da polícia de regresso ao serviço em Dili,” disse o SRSG. (DN)
José: “Diálogo com Alfredo não deve ser atrasado”
O Director Executivo da Associação HAK, José Luis Oliveira, disse que o Governo deve iniciar o diálogo com Alfredo Reinado Alves e os seus homens de modo a resolver o problema prontamente. (STL)
…
terça-feira, junho 19, 2007
UNMIT – MONITORIZAÇÃO DOS MEDIA – Terça-feira, 18 Junho 2007
Por Malai Azul 2 à(s) 20:51
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
1 comentário:
Tradução:
UNMIT – MONITORIZAÇÃO DOS MEDIA – Terça-feira, 19 Junho 2007
Relatos dos Media Nacionais
Maiores desafios logísticos antes das Eleições Legislativas
A Missão da ONU em Timor-Leste (UNMIT) diz que as eleições legislativas agendadas para 30 de Junho serão sob o ponto de vista mais exigentes dado que há um total de 14 partidos políticos e coligações que apresentam candidatos nas eleições.
Reiterando o apoio da UNMIT às autoridades nacionais encarregadas de conduzir as eleições o Vive Representante Especial do Secretário-Geral, Finn Reske-Nielsen, disse que a “UNMIT continua a trabalhar com as autoridades nacionais para assegurar que as próximas eleições sejam livres, correctas e transparentes.”
Para esta eleição, aumentou-se o número de caixas de votos e de selos para três a quarto caixas para cada estação eleitoral em vez de duas. Outros desafios incluem o maior número de material eleitoral, de estações de voto e de funcionários eleitorais.
“Não são tarefas fáceis as preparações para as eleições legislativas e congratulo todos os envolvidos na operação – tanto da UNMIT como das autoridades nacionais – pelos seus esforços em assegurarem que as próximas eleições correrão bem,” disse o Vice-SRSG.
Como se fez anteriormente nas eleições presidenciais de Maio último, o número de boletins de voto feitos terão uns 20% a mais do número de eleitores recenseados. Será distribuído um total de 652,000 boletins de votos pelo país em pacotes de 50s. A nível do distrito será guardada uma reserva para lidar com contingências.
A distribuição de material não sensível (incluindo caixas de votos e cortinas) pelos 13 distritos de Timor-Leste começou na semana passada dando a UNMIT apoio logístico. O material sensível (incluindo boletins e selos) será transportado de Dili para as capitais de distrito em 26 de Junho e das capitais de distrito para as 708 estações de voto e 520 centros de voto por helicópteros, veículos e cavalos com correios em 29 de Junho.
No final da votação, o material eleitoral sera recolhido dos centros de votação e levado para os CEntros de Contagens Distritais, onde se fará a contagem, conforme decidido pela lei eleitoral revista. A recepção e escrutínio do material eleitoral começará na noite de 30 de Junho e a contagem começará imediatamente depois. Os centros de contagem operação das 7.00 am até às 10.00 pm até os Centros de Contagem dos Distritos completarem o processo.
Desta vez espera-se que a contagem demore mais de 48 horas. Uma vez isto terminado, todos os materiais sensíveis regressarão para o Centro de Contagem Nacional da CNE.
A UNMIT está mandatada pela Resolução 1704 do Conselho de Segurança a “apoiar Timor-Leste em todos os aspectos do processo eleitoral das presidenciais e legislativas de 2007, incluindo por meio de apoio logístico e técnico, aconselhamento de política eleitoral e verificação ou outros meios.” (TP)
Bispo de Baucau: “Estatuto de Alfredo deve ser definido pela lei”
Em resposta ao caso de Alfredo, o Bispo de Baucau,. Basilio do Nascimento, disse que mesmo se Alfredo fosse um herói nacional, o seu caso devia na mesma ser investigado. (TP e DN)
Chefe das Forças Australianas visita Timor-Leste
O Chefe das Forças Australianas, General Peter Leahy, visitou Timor-Leste no Domingo (17/6) para se encontrar com as forças Australianas a servir em Dili e dar-lhes apoio moral. Esta é a segunda visita do Gen. Leahy a Timor-Leste desde que as forças Australianas chegaram ao país no ano passado.
“A Austrália está orgulhosa do profissionalismo que mostraram em todas as vossas acções,” disse o Sr. Leahy. (TP)
Xanana e Horta apresentam condolências ao antigo Governador
O antigo Presidente Xanana Gusmão e o Presidente José Ramos-Horta apresentaram condolências a Abílio Soares, o último Governador Indonésio de Timor-Leste antes da independência em 1999, que morreu no último Domingo com a idade de 60 anos depois de sofrer um cancro. (TP e DN)
PDHJ recebeu 23 casos de violência
Numa conferência de imprensa realizada pelo DN na Segunda-feira (18/6), Silveiro Pinto Baptista da Provedoria dos Direitos Humanos e Justiça (PDHJ) informou que a PDHJ recebeu 23 casos de abusos de direitos humanos cometidos pela FIE, UNPol, PNTL e F-FDTL. (DN)
Primeiro-Ministro de Timor-Leste retoma funções amanhã
O Primeiro-Ministro Estanislau da Silva retomará as suas funções de Primeiro-Ministro amanhã depois de ter suspenso temporariamente para participar na campanha política nos distritos. (DN)
…
Enviar um comentário