terça-feira, junho 19, 2007

Mentes brilhantes...

Jornal Nacional Semanário - 17 de Junho de 2007
Entrevista Especial Com o Vice-Coordenador da Fretilin Mudança, Egídio de Jesus:
“A Fretilin Maputo Será Derrotada Mais Uma Vez nas Eleições Parlamentares”

Ao longo de 24 anos o povo de Timor-Leste resistiu para libertar o País da Ocupação Indonésia. Foi uma resistência isolada porque em 1974 as Forças Armadas de Libertação Nacional de Timor-Leste (FALINTIL) estavam subordinadas à Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (FRETILIN).

Com uma liderança intelectual, inteligente e vigilante, o ex. Comandante das FALINTIL, Kay Rala Xanana Gusmão separou as FALINTIL da FRETILIN e não se afiliou em nenhum Partido Político, deixando assim a ideologia Marxista e Leninista, com a perspectiva de ganhar a independência de Timor-Leste.

Kay Rala Xanana Gusmão reformou a resistência e aproximou-a da Igreja Católica. Por sua vez, a resistência foi apoiada pela Igreja Católica a nível Internacional.

O talento e a intelectualidade política de Xanana Gusmão veio de Deus e das Almas. Há líderes da FRETILIN que não acreditam nisso, porque na altura, alguns deles não apareciam na arena política e outros permaneceram no estrangeiro. O povo nunca os ouviu fazer nenhuma transformação política no estrangeiro. Mas com a intelectualidade política do líder carismático, Kay Rala Xanana Gusmão, Timor-Leste conquistou a sua independência, reconhecida internacionalmente. Nem o mundo nem o povo de Timor-Leste pode negar isto.

Segundo a FRETILIN Mudança, as FALINTIL são o pai e o CNRT é a esposa. O líder carismático Kay Rala Xanana Gusmão deixou a FRETILIN para ganhar o apoio de todos os Partidos Políticos, nomeadamente, UDT, KOTA, Trabalhista e APODETI; para formar a “Unidade Nacional” a partir do resultado da Convenção de Peniche, Portugal.

Para aprofundar este assunto apresentamos a entrevista exclusiva do Vice-Coordenador do Grupo, FRETILIN Mudança (GFM), Egídio de Jesus, conduzida pelo Jornalista do JNSemanário, Adérito Santa, na sua residência, em Taibessi, quarta-feira (6/6).

P: O ex. Primeiro-Ministro Mari Alkatiri declarou que o Partido CNRT é uma “mulher grávida”. Pode comentar?

FM : Foi um grande erro o camarada Secretário-Geral da FRETILIN, Mari Alkatiri ter declarado que o CNRT é uma mulher grávida que necessita de ser tratada por enfermeiros e médicos internacionais. Ele afirmou também que o CNRT é um bebé recém-nascido. São declarações demasiado emocionais.

O CNRT nasceu para libertar e salvar o País através do referendo. Portanto, o CNRT é a mãe.

As FALINTIL ficaram apartidárias. Como o pai, nasceu o filho, que era o referendo para a Independência. A história do CNRT foi escrita com sangue e ossos no dia 30 de Agosto de 1999.
Após o referendo que deu vitória à pró-independência, Timor-Leste passou por um Governo de Transição liderado por Sérgio Vieira de Melo. Durante esses dois anos formaram-se partidos políticos segundo a política da ONU, que não indigitou o CNRT directamente para Governar. Fê-lo através de eleições democráticas.

Na altura, o CNRT foi dissolvido e deu uma oportunidade à FRETILIN, que venceu as eleições gerais de 2001. Portanto a FRETILIN radical Maputo deve fazer uma introspecção.

Da FRETILIN nasceu o CNRM e depois o CNRT. O CNRT entregou o poder à FRETILIN para governar. Mas, ao longo de quatro anos, Mari Alkatiri não soube governar e não deu atenção aos membros da resistência. Insultou-os dizendo que eram pessoas que nunca lavam o cabelo, caixas, caixotes, caixões, sarjana supermis. Também não ouvia as sugestões de membros do Comité Central da FRETILIN (CCF), como Egídio de Jesus, Victor da Costa, Vicente Maubosy, Reis Kadalak e José Luís Guterres para fazerem uma mudança dentro da FRETILIN. Após quatro anos de governação os líderes Mari Alkatiri e Lú-Olo não têm confiança no povo.
No dia 18 de Maio de 2006, na conferência de imprensa no Hotel Timor, alguns disseram que o Grupo FRETILIN Mudança foi derrotado. Mas eu digo que não, porque a derrota é uma vitória adiada. No fim tornou-se uma realidade.

P: Quem é que apresentou a candidatura do Dr. José Ramos Horta a Presidente da República nas eleições de 9 de Maio? Foi a FRETILIN Mudança, o CNRT ou os Partidos da Oposição?

FM: A candidatura do Dr. José Ramos Horta a Presidente da República foi ideia da FRETILIN Mudança com o apoio do ex. Presidente da República, Xanana Gusmão. O resultado da segunda volta mostrou que o Dr. José Ramos Horta foi eleito Presidente da República e que a FRETILIN foi derrotada. E nas eleições parlamentares do próximo dia 30 de Junho, a FRETILIN Radical Maputo será derrotada mais uma vez.

“A Comitiva do ex. Presidente da República, Xanana Gusmão, apoiada pela FRETILIN Mudança fez campanha em Lospalos, Viqueque e Manatuto. Ficou provado que Xanana Gusmão ainda é uma figura carismática e magnética para todo o povo. Não há nenhum líder no mundo como Xanana Gusmão. Apesar de enfrentar problemas, ainda teve a coragem de advertir os dois grupos em conflito de que podem dar Viva a Lú-Olo e Viva a Xanana mas devem respeitar a democracia”.

Portanto no dia 30 de Junho o povo fará, pela segunda vez, justiça à FRETILIN Mudança. Já é tempo de Timor-Leste ter uma nova imagem, de promover uma mudança da ditadura e autoritarismo que surgiu durante o Governo do camarada Mari Alkatiri. Haverá uma nova liderança porque a FRETILIN Radical cometeu um grande erro. O desejo da FRETILIN Mudança é de que, do CNRT possa surgir uma “Liderança de Mudança” e não a “FRETILIN Mudança”. Tenho uma enorme esperança de que haverá um terceiro líder, um líder de mudança, que todo o povo aguarda.

P: Qual é o seu comentário sobre a relação entre Kay Rala Xanana Gusmão e o Dr. José Ramos Horta com a FRETILIN?

FM: Xanana Gusmão, José Ramos Horta e a FRETILIN na realidade provêm duma só nascente criada pela própria FRETILIN. Mas a experiência de governação, a experiência de luta, o sistema de governação e a política não foram idênticos.

“É verdade que o camarada Mari Alkatiri foi o fundador da FRETILIN, mas esqueceu-se dos libertadores e negou os finalizadores (o povo Maubere). O povo Maubere de todos os partidos é que finalizou o processo de luta através do líder carismático, Kay Rala Xanana Gusmão, no dia 30 de Agosto de 1999. Mari tem esquecido e negado isto. Quem cozinhou no País foi Xanana Gusmão e no exterior foi Ramos Horta”.

Ouvimos dizer que, quando José Ramos Horta se desejava encontrar com os Ministros de Negócios Estrangeiros em fóruns internacionais, era sempre rejeitado e insultado: “ Sai daqui cão, não quero falar contigo como activista da FRETILIN”. Só o Dr. José Ramos Horta é que foi tratado assim. Muitas vezes tinha que esperar dias e dias para receber apoio. Mas o povo Maubere, em Timor, nunca tinha ouvido o nome do camarada Mari Alkatiri. Ainda podíamos ouvir o nome do Abílio de Araújo e de José Luís Guterres. Portanto Xanana Gusmão e Ramos Horta provêm de uma grande nascente da FRETILIN. Mas os irmãos Xanana Gusmão e Ramos Horta não são radicais da FRETILIN e sim de uma FRETILIN realística adequada à situação e à realidade do povo.

P: Como é, na sua opinião, a liderança do Dr. Mari Alkatiri dentro da FRETILIN?

FM: O camarada Mari Alkatiri é bastante arrogante e não quer ouvir os outros. Deseja que os outros membros do Comité Central da FRETILIN tenham ideias conservadoras. A política do povo Maubere entre 1974-2007 mudou. O povo foi finalizador e foi o professor da democracia. Mas o camarada Mari Alkatiri é conservador e atrasado. O povo Maubere e Buibere é mais adiantado na política democrática.

Foi por essa razão que saímos da FRETILIN e formámos o Grupo FRETILIN Mudança: para dizer ao camarada Mari Alkatiri que ser conservador já não condiz com a política da FRETILIN actual. Para ser realística, tem de haver mudanças.

Não significa que desejemos ocupar o cargo do Presidente ou do Secretário-Geral da FRETILIN. Mas apresentámos a moção política da FRETILIN Mudança para que haja uma nova liderança, credível, que possa concorrer no mercado político, num mercado que enfrenta um “Tsunami democrático” nas eleições presidenciais e parlamentares de 2007.

“Segundo o Grupo da FRETILIN Mudança, nas Aldeias, nos Sucos, Sub-distritos e Distritos o povo não aceita a imagem dos camaradas Mari Alkatiri e Lú-Olo. Portanto tem de haver uma mudança de liderança.

O povo rejeita a poligamia, ou seja, que um homem tenha duas ou três esposas. A poligamia viola a tradição, a cultura da FRETILIN e do povo Maubere e é contra o catolicismo.

“O manual político da FRETILIN rejeita a poligamia. Mas alguns líderes têm duas esposas. Divorciam-se da mais velha, casando depois com a segunda. Isto é um problema. Não falo mal da vida pessoal de ninguém, mas tem de haver uma mudança. (hilariante...)

Além disso, no programa de desenvolvimento deve ser incluída a redução da pobreza, com um programa concreto.

O povo e muitos jovens desejam postos de trabalho. Mas a nossa política tem como prioridade a educação, a saúde, a agricultura e a criação de infra-estruturas, o que não se adequa à realidade. Segundo o programa da FRETILIN Mudança, a prioridade é a criação de emprego e o desenvolvimento de infra-estruturas, educação, saúde, etc.

Se não há infra-estruturas como é que podemos melhorar a educação? Se não há investidores, não há emprego. Se o povo passa fome como pode educar os seus filhos? Portanto, o essencial é criar postos de trabalho para o povo melhorar de vida, com o seu próprio suor. Educar os filhos e ter saúde. O povo necessita da agricultura, não só pela facilidade da maquinaria, mas pela cedência de gado para lavrar as várzeas da população. Se o povo tiver 10 búfalos, aumentamos mais 10 para serem 20. Assim poderá lavrar as suas várzeas. Assim devagar podemos começar a utilizar o tractor. Mas tem de haver uma mudança de programas, orientados segundo a vontade do povo Maubere.

“No passado a FRETILIN editou uma canção revolucionária “Kolele Mai”, “Balun katak ó Kiak, Balun katak ó Dois, Se Se Maka Halu o Hare La-folin, ó Batar La-fólin”, significa: “Uns dizem que és Pobre, Uns Dizem que Cheiras Mal, Quem São os Responsáveis por o Teu Arroz Não Ter Bom Preço, o Teu Milho Não Ter Bom Preço”.

Afonso Redentor, Abílio de Araújo e Vicente Reis editaram esta Canção Revolucionária como uma reflexão sobre a vida do Povo Maubere e Buibere. O arroz e o milho do Povo não têm bom preço porque a agricultura não foi uma prioridade. Portanto, é necessário é uma mudança de liderança.

P: O que pensa da relação do Presidente Lú-Olo e do Secretário-Geral Mari Alkatiri que não se separam dentro da FRETILIN?

FM: Esqueceram-se de que a política da FRETILIN é uma política colectiva e não uma política unilateral. Um grande erro de Mari Alkatiri foi o complexo de superioridade, a sua arrogância. O camarada Lú-Olo tem um complexo de inferioridade, subordinando-se a Mari Alkatiri como um grande rei que não pode mudar a sua política ou as suas ideias.

Estes complexos tornaram os dois líderes pragmáticos, estagnados. O camarada Mari devia ouvir o camarada Lú-Olo, como Presidente da FRETILIN. Mas o camarada Lú-Olo não utiliza o seu poder de Presidente da FRETILIN para corrigir os erros do camarada Mari Alkatiri. O autoritarismo dentro da FRETILIN transformou o Partido numa Companhia para interesses pessoais, esquecendo os membros da resistência.

Toda a resistência acredita que Lú-Olo poderá corrigir e dar ordens a Mari Alkatiri. Mas ele não conseguiu fazê-lo ao longo de cinco anos. Muitos membros da resistência acham que isto é um erro. O complexo de inferioridade de Lú-Olo e o de superioridade de Mari Alkatiri destruíram a FRETILIN, por não se quererem ouvir uns aos outros e não usarem uma política de decisão colectiva. Enquanto dormem, sonham que no dia seguinte vão convocar uma reunião, obrigando o Comité Central a aceitar. Como no Parlamento Nacional: dormem à noite, sonham, e no dia seguinte vão ao PN mudar uma Lei.

P: Com o apoio da FRETILIN Mudança ao CNRT tem esperança de que o CNRT vença as Eleições Parlamentares?

FM: Os membros da FRETILIN Mudança viveram, durante 24 anos, como FRETILIN com o Povo Maubere, consumindo “Kumbili”, aliás, tubérculo comestível, feijão bravo, mandioca. Sofrendo torturas, violações sexuais, chorando, suspirando e morrendo juntamente com o Povo Maubere.

Portanto, a mudança terá o apoio da força popular. Enquanto fazíamos campanha, as camisolas da FRETILIN Mudança não foram suficientes para todos os apoiantes. A FRETILIN Mudança não distribui dinheiro ao povo como tem feito a FRETILIN Radical. Isto significa que o apoio da FRETILIN Mudança ao CNRT ganhou a confiança do povo Maubere e Buibere.

“Antes a FRETILIN obteve 300 mil votos, ganhando 55 cadeiras no Parlamento Nacional. Mas nas eleições Presidenciais, Francisco Guterres “Lú-Olo” conseguiu apenas 120 mil votos. Antes das eleições o camarada Mari Alkatiri declarou que a FRETILIN iria ganhar todos os votos o que não aconteceu.

Os votos dados pelo povo à FRETILIN em 2001, foram ganhos pela FRETILIN Mudança e pelo CNRT, dando vitória ao Dr. Ramos Horta, eleito Presidente da República. Nas eleições parlamentares a FRETILIN Mudança e o CNRT continuarão a garantir a vitória ao CNRT.

Em 2001, o povo Maubere deu 300 mil votos à FRETILIN Radical Maputo. Nas eleições actuais, 126 mil votaram no candidato da FRETILIN, Lú-Olo. Para onde é que foram os restantes 180 mil votos? Para a FRETILIN Mudança e para o CNRT.

Os membros da FRETILIN Mudança não querem ser arrogantes. Temos quatro convenções e neste momento estamos a distribuir serviços nos 13 Distritos para a campanha de porta a porta, falando com os militantes da FRETILIN Mudança e com os militantes da FRETILIN Radical para estes apoiarem o CNRT. Na realidade, neste momento, muitos membros da FRETILIN Radical já se afiliaram à FRETILIN Mudança.

Porque é que a FRETILIN Mudança não está transformada em Partido Político? Porque não desejamos sair da FRETILIN. Abandonámos a FRETILIN devido à existência da FRETILIN Radical Maputo onde o camarada Mari Alkatiri não nos quer ouvir. O Grupo da FRETILIN Mudança nasceu para fazer mudanças dentro da FRETILIN. O Grupo FRETILIN Mudança rejeita a FRETILIN Maputo. Após a vitória do CNRT, regressaremos ao CCF para prepararmos o Congresso Extraordinário e realizar novas eleições para eleger o Presidente e o Secretário-Geral do Partido. A Mudança e Maputo serão anulados e vai criar-se uma única FRETILIN.

“Vamos concretizar essa promessa. Vamos convidar todos os camaradas da FRETILIN Maputo e todos os jovens para garantirmos uma mudança dentro da FRETILIN. Na semana passada, após a Convenção da Organização de Juventude Lorico Asuwain, liderada por Gregório Saldanha e Liurai Taci, foi feita uma petição exigindo uma mudança e a realização de um Congresso Extraordinário para consolidar a FRETILIN.

P: Há figuras que não eram da FRETILIN e que neste momento se encontram no CNRT. Estão agarradas à figura de Kay Rala Xanana Gusmão?

FM : Isto não é um tema novo para a FRETILIN. O Saudoso Nicolau Lobato quando era vivo, dizia: “O herói de hoje poderá ser o traidor de amanhã, e o traidor de amanhã poderá ser um herói no futuro”. Esta filosofia do Saudoso Nicolau Lobato tornou-se real. (portanto assumem-se comno traidores???)

A FRETILIN não se assusta quando um herói se transforma num traidor, por não desejar mudar. Rejeita as opiniões dos outros e as colectivas. Isto é perigoso. O traidor de ontem pode ser o traidor de hoje. Preocupa-me que estes líderes apenas desejem o poder porque no fim poderão destruir a FRETILIN. Muita gente se pendura à FRETILIN por desejarem cadeiras.

Por isso sempre disse que o Governo 2002-2007 não era um Governo da FRETILIN mas um Governo de independentistas.

O grande erro de Alkatiri foi, em 2001, ter formado um Governo que não é da FRETILIN, mas com o suor da FRETILIN. Mentiu ao povo dizendo que esse Governo era da FRETILIN. Mas era dos independentistas.

Os membros do Governo independentistas são 19 ou 20 pessoas. Apenas os 55 deputados no Parlamento Nacional são da FRETILIN. Mari Alkatiri tomou a decisão errada. Mas isto depende dos membros que não são da FRETILIN. Se eles se arrependerem 100 por cento, para melhorar o partido, agradeço.

Na realidade a FRETILIN está destruída porque o camarada Secretário-Geral, Mari Alkatiri não tem os olhos abertos. Recebe pessoas pela porta de trás e pelas janelas sem consultar o Comité Central. Essas pessoas é que irão destruir a FRETILIN.

2 comentários:

Anónimo disse...

Egídio de Jesus, com esta entrevista, confirma o adágio popular "Quem muito fala pouco acerta".

Diz ele que "Os membros da FRETILIN Mudança viveram, durante 24 anos, como FRETILIN com o Povo Maubere, consumindo “Kumbili”, aliás, tubérculo comestível, feijão bravo, mandioca."

Toda a gente sabe que JL Guterres e Maubosi não comeram Kumbili durante 24 anos. A não ser que este tubérculo também exista em Moçambique e Austrália, respectivamente.

Se há membros da "Mudansa" que são simultaneamente da Fretilin e do "CNRT", há ainda um deles que consegue a proeza de pertencer a 3 "partidos" simultaneamente: "Mudansa", "CNRT" e "Maputo" - é JL Guterres.

Quando Egídio de Jesus diz que "alguns líderes têm duas esposas. Divorciam-se da mais velha, casando depois com a segunda. Isto é um problema", refere-se ao seu líder Xanana? É que, como é sabido, XG foi casado com a D. Emília Gusmão, da qual se "divorciou" em circunstâncias que prefiro aqui não desenvolver. Depois, casou-se com a australiana Kirsty, que alguns mal-intencionados dizem ser uma espia ao serviço do seu país de origem.

Se assim é, Egídio de Jesus mostra que de facto dentro do "CNRT" se respira liberdade de expressão. Resta saber se o "grande líder" gostou de ler estas críticas duríssimas...

E já que estamos numa de crítica de moral e bons costumes, acho que dentro da mesma linha de pensamento EJ devia criticar também um péssimo hábito que Xanana tem:

Uma das figuras mais populares do Brasil é o "beijoqueiro", português emigrado naquele país há muitas décadas. Esta personagem consegue ultrapassar todas as barreiras e dispositivos de segurança para beijar gente famosa, coleccionando beijos como quem colecciona autógrafos.

Os colegas de blog perguntarão: mas o que é que isso tem que ver com Xanana? Não sabem? É que Timor também tem o seu "beijoqueiro". Chama-se Xanana. Mas este "beijocas" é mais selectivo e requintado, pois tem o péssimo hábito de beijar as mulheres na boca. Só que o Maun Boot não é propriamente um coleccionador: Mulheres conhecidas ou estranhas, adultas ou crianças, tudo o que vem à rede é peixe.

Para os mais cépticos, aconselho uma (re)visão do vídeo da Diana Andringa, onde o ”artista” aparece em plena performance...

Aqui fica o aviso à navegação feminina e o lembrete para a próxima entrevista do camarada Egídio. Cá ficamos à espera.

Anónimo disse...

que grande corruptto egidio de Jesus, vais receber uma pasta de xanana como ministro?
Timor Leste vai a banca rota.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.