terça-feira, junho 19, 2007

Ramos-Horta lamenta morte de Abílio Osório Soares

Público – Terça-feira, 19 de Junho de 2007

"Em nome do povo de Timor-Leste", o Presidente José Ramos-Horta manifestou ontem profundo pesar pela morte de Abílio Osório Soares, que de 1992 a 1999 governou o território, durante a ocupação indonésia, e domingo faleceu em Kupang, na parte ocidental da ilha de Timor.

Soares fora considerado, como militante do partido pró-indonésio Associação Popular Democrática de Timor (Apodeti), um dos elementos essenciais para que aquele país da Oceânia fosse invadido em Dezembro de 1975. E em 2002 um tribunal indonésio condenou-o a três anos de cadeia por crimes contra a humanidade. Mas mesmo assim o chefe de Estado disse agora que ele "salvou muitas vidas" da violência dos militares ocupantes, depois de em 1999 os timorenses se terem pronunciado maioritariamente a favor da independência.

"Ele e o seu irmão José Fernando (que foi secretário-geral da Apodeti) queriam a integração na Indonésia para se unificar Timor e, a longo prazo, pedir a independência de toda a ilha", foi a explicação entretanto dada por Mário Viegas Carrascalão, que o antecedeu como governador e agora dirige o Partido Social Democrata (PSD).

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.