Blog Francisco "Lu Olo" Guterres para Presidente
24 de Março de 2007
A comitiva da campanha do Camarada Presidente Lu Olo dirigiu-se a Laclubar, Distrito de Manatuto, onde realizou um comício na presença de cerca de 2000 pessoas.
Laclubar, local onde viveu 10 anos durante o tempo da guerrilha, acolheu o nosso candidato com muito calor humano.
No comício, Lu Olo explicou ter decidido candidatar-se à Presidente da República por já ter vivido e sentido os problemas que o povo hoje vive. Contou sobre a sua vivência desde que nasceu até aos tempos de escola, as dificuldades que teve para se afirmar nas escolas, que assistiu ao trabalho forçado nas estradas e ao controle colonial. Afirmou que decidiu candidatar-se para acabar com tudo isso, com a pobreza e com sofrimento do povo.
Lu Olo disse que para atingir tal objectivo, será necessário reafirmar a autoridade de Estado e a lei e a ordem, e por isso Timor-Leste deve ter um Presidente da República:
- de todos e para todos
- que não deve criar conflitos mas sim ajudar a resolver conflitos
- que contribua e reforce as instituições e os órgãos de estado, e nunca se opôr a quaquel órgão
- com capacidade de ouvir e de dialogar, e nunca de impor
- que conhece claramente as suas competências institucionais e nunca invader as dos outros órgãos
Lu Olo terminou dizendo que compromete-se a ser um Presidente para unir e não para dividir.
sábado, março 24, 2007
Campanha em Laclubar: cerca de 2000 pessoas presentes
Por Malai Azul 2 à(s) 22:14
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
2 comentários:
Isaac admite resignar e Reinado não se entrega
Jornal de Notícias, 26/03/07
Leandro Isaac, escondido no sul de Timor-Leste, disse ontem à agência Lusa que não vai entregar-se às Forças Internacionais de Estabilização e que tenciona resignar ao cargo de deputado independente no Parlamento.
"Eu já estou fora. Estou disposto a resignar-me de deputado porque não tenho moral para estar sentado dentro daquele edifício quando este meu próprio povo que eu represento se encontra nesta situação, e pior que tudo, é o próprio Parlamento que representa este povo a fazer uma resolução para reforçar as actividades militares australianas", afirmou Leandro Isaac.
O deputado independente acrescentou que, apesar de esperar mudanças após as presidenciais de 9 de Abril, não tenciona entregar-se às Forças Internacionais de Estabilização.
"Não me entrego aos australianos, só cadáver", assegurou Isaac, deputado independente e que apoia o major Alfredo Reinado, o militar fugido à Justiça que se encontra na posse ilegal de armamento militar, num local que Leandro Isaac não quis revelar.
"Está muito longe de mim", disse Leandro Isaac, que se escondeu nas montanhas do sul do país há precisamente três semanas, na sequência do cerco que as Forças Internacionais de Estabilização montaram na vila de Same.
No entanto, através de um contacto telefónico estabelecido a partir do local onde se encontra Isaac, o major Reinado disse à Lusa que não se vai entregar e que quer "continuar a respirar".
Na encosta de uma montanha, Leandro Isaac, acompanhado de um grupo de homens munidos de catanas e vestido com uma camisa de camuflado militar, disse ainda à agência Lusa que está disposto a enfrentar a Justiça. "Venha quem vier, façam essa Justiça que eu estou pronto", afirmou.
Entretanto, o novo CNRT convida hoje o presidente da República, Xanana Gusmão, a juntar-se ao partido e a preparar as próximas eleições legislativas, afirmaram ontem à Lusa dois elementos da comissão organizadora.
O Congresso Nacional da Reconstrução de Timor vai entregar a Xanana uma petição com cinco mil assinaturas pedindo que o presidente esteja na fundação do novo partido.
Também hoje começa em Jacarta, na Indonésia, a segunda ronda de audiências da designada Comissão de Verdade e Amizade (KPP), que está a investigar os acontecimentos violentos de 1999, em Timor. O ex-presidente indonésio B.J. Habibie e o bispo timorense Xímenes Belo estão entre as 16 testemunhas a ser ouvidas esta semana.
http://jn.sapo.pt/2007/03/26/mundo/isaac_admite_resignar_e_reinado_se_e.html
Anonymous said...
Acho estranho a lusa não dar noticiias da campanha do Horta ou do Lu Olo ou qualquer outro candidato. A Lusa e outros meios de comunicaão eserangeiros t˜em esado em todas actividade do Horta e sem qualquer explicaçao não dão notícias do que testemunharam em Dili, Ermerar e Maliana.
Sobre o Lu Olo não há problema porque ele tem um optimo blog e a equipa de comuicação social dele é boa, por isso acompanho pelo seu blog...Mas dos outros não vejo nada, Especialmente sobre o Horta que tem a tudo atras dele ...serea que querem esconder o que se passa?
Lamentável "LUSA"! Shame, Shama Lusa... ! C'est terrible Lusa! La diak Lusa !
Contagem decrescente da Capanha de João Carrascalão
O candidato João Carrascalão deu ponta pé de saída em Ermera onde reuniu mais de 2 mill pessoas dos quais a maior eram jovens do distrito de Ermera. O candidato João Carrascalão , na sua forma calma de falar para o público disse no seu discurso de abertura que acima de tudo está “O POVO” e cumprir os seus anseios é prioridade. Realçou também que o Presidene de hoje tem que trabalhar para que o “hoje de Timor-Leste” seja um hoje de Paz, entendimento, compreensão, um hoje sem remorsos para o amanhão dos nossos filhos, netos e bisnetos viavm uma vida saudável, moral, material e espiritualmente. Uma vida em volta da sua familia, Familia que é o garante de qualquer Nação, rico ou pobre. ….E que todos juntos , O presidente e o Povo devem trabalhar em conjunto para se ultrapassar as dificuldades ecoõmicas, e conseguir vencer a luta contra o atraso economico, sial, educativo, para que haja justiça, Para que todos tenham acesso aos mais elementares cuidados de saúde, para que haja paz, para que democracia floresça. Para que Timor-Leste seja de todos....e que Timor-Leste seja um campo de abrigo para os que vivem na cidade ou nos campos, NO PAÍS OU NO ESTRANGEIRO, TRABALHAM E AMAM A SUA PÁTRIA.
O segundo dia de Campanha foio em Lospalos que também reuniu cerca de 1.500 pessoas.
Ontem esteve em Viqueque onde conseguiu reunir cerca de 2.500 pessoas entre os quais todos os regulos e chefes tradicionais do distrito .
ITINERÁRIO DA CAMPANHA
26-3-2007 BAUCAU
Campanha às 10h e partida para Manatuto
26-3-2007 MANATUTO
Comício às 14h; regresso novamente à Díli. Se houver oportunidade a comitiva pode ir até a Lacló.
27-3-2007 AILEU
Saída de Díli às 7horas. Campanha às 10 horas; partida para Same com pequena paragem em Maubisse. Pernoita em Same.
28-3-2007 SAME
Campanha às 9h30m; partida rumo a Ainaro.
28-3-2007 AINARO
Campanha às 14h30m; partida para Suai e pernoita aí.
29-3-2007 SUAI
Campanha às 10 horas; partida para Liquiçá e pernoita na Fazenda Algarve.
30-3-2007 LIQUIÇÁ
Comício às 10 horas; partida de seguida rumo a Maliana e pernoita aí.
31-3-2007 MALIANA
Campanha às 10 horas e regresso de seguida à Díli.
1-4-2007 Descanso (Domingo de Ramos); Programa religioso
2 a 3-4-2007 Oé-Cussi
Campanha ainda com hora indeterminada *
4-4-2007 Díli
10H00 – Debate na RTTL entre os oito candidatos
Comício às 14h no Campo da Democracia.
5 e 6-4-2007 Descanso (Semana Santa)
7 e 8-4-2007 Período de pausa e reflexão (Sábado Santo e Domingo da Ressurreição).
* Sujeito a mudança. Se a ONU facilitar o transporte aéreo, o dia livre será aproveitado para acções de campanha na cidade.
Com os cumprimentos de " Rai Metin "
4:00 AM
Enviar um comentário