sábado, março 24, 2007

Antigo ministro de Timor-Leste recorre dos termos da prisão

(Tradução da Margarida)

Dili, Março 23 (AFP) – Um antigo ministro de Timor-Leste recorreu da sentença de prisão de sete anos por crimes de armas, soube-se na Sexta-feira.

O antigo ministro do interior Rogério Lobato ficou em detenção em 7 de Março por ter distribuído ilegalmente armas a civis durante o desassossego o ano passado que deixou 37 pessoas mortas e levou a que 150,000 fugissem.

O seu advogado Paulo dos Remédios entregou um recurso na Quinta-feira e disse que o tribunal na capital, Dili, tinha errado no seu julgamento, relatou o jornal Timor Post.

"O tribunal do distrito de Dili fez muitos erros ...recorremos com um caso forte e temos esperanças que o tribunal de recurso possa mudar a sentença," foi citado como tendo dito.

A polícia da ONU em Timor-Leste reforçou a presença na capital por receios de protestos vigorosos dos muitos apoiantes de Lobato depois de ter sido sentenciado.

O antigo ministro fundou um exército de guerrilha que lutou 24 anos contra a ocupação da Indonésia em Timor-Leste, que durou até 1999. Foi colocado em prisão domiciliária enquanto aguarda o recurso.

Timor-Leste é uma das mais novas e pobres nações do mundo. As eleições presidenciais estão agendadas para 9 de Abril, e há milhares de oficiais de polícia mobilizados por receio de violência.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.