terça-feira, outubro 31, 2006

Delegação Parlamento Europeu em Díli para avaliar situação

Díli, 30 Out (Lusa) - Uma delegação do Parlamento Europeu, com três deputados portugueses, iniciou hoje uma visita de trabalho de uma semana a Timor-Leste, no âmbito de uma resolução aprovada em Junho, para avaliar a situação e encorajar o processo de estabilização.

Integram a delegação os eurodeputados Ana Gomes e Emanuel Jardim Fernandes, ambos do Partido Socialista, e Pedro Guerreiro, do Partido Comunista Português.

A delegação manteve hoje encontros com o chefe de Estado timorense, Xanana Gusmão, e o presidente do Parlamento Nacional, Francisco Guterres "Lu-Olo", estando previstos para terça-feira encontros de trabalho, em separado, com o grupo parlamentar da FRETILIN, o partido maioritário, e as restantes bancadas, da oposição.

Hoje à noite (hora local), a delegação participou num jantar promovido pela Representação da Comissão Europeia em Díli, em que estiveram presentes membros do governo, deputados e corpo diplomático, incluindo o representante especial do secretário-geral da ONU, Finn Reske-Nielsen.

Na ocasião, Miguel Amado, futuro delegado da Comissão Europeia em Díli, reafirmou a intenção de imediatamente depois das eleições a realizar em 2007, em Timor-Leste, a actual representação passar a deter o estatuto de embaixada, passando a delegação.

Miguel Amado destacou ainda o apoio da Comissão Europeia a Timor-Leste, que até 2013 totalizará mais de 100 milhões de euros, e incitou os "políticos timorenses a não virarem as costas à comunidade", reclamando ser tempo de "se entenderem na resolução da crise" actual no país.

Ana Gomes, que também interveio, salientou que o envio de uma delegação de eurodeputados a Timor-Leste representa a atenção com que a situação no país é seguida em Estrasburgo, sede do Parlamento Europeu.

Para a resolução da actual crise, Ana Gomes defendeu que os líderes políticos timorenses "deverão encetar um diálogo real, substantivo, e não meramente formal", fazendo votos para que o Parlamento timorense possa, já em Novembro, fazer-se representar na Assembleia Parlamentar ACP/UE, no âmbito da adesão de Timor-Leste aos Acordos de Cotonou, em Dezembro de 2005.

O envio da delegação de eurodeputados já estava contemplado numa resolução sobre Timor-Leste aprovada pelo Parlamento Europeu a 15 de Junho, na sequência da onda de violência iniciada em Abril, e foi justificada com a necessidade d e "avaliar a situação política e examinar a adequação dos programas de assistência da União Europeia".

O programa provisório da delegação do Parlamento Europeu contempla reuniões com diversas autoridades e entidades de Timor-Leste e inclui deslocações aos distritos de Oecusse (enclave na parte indonésia da ilha) e de Baucau (leste), respectivamente a 01 e 02 de Novembro.

EL-Lusa/Fim

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.