quinta-feira, agosto 10, 2006

GNR will stay in TL + Only President Xanana can stop GNR mission in TL

GNR will stay in TL + Only President Xanana can stop GNR mission in TL

In response to the statement of the National Front for Justice and Peace (NFJP) which had asked GNR to stop their mission in Timor-Leste, Minister of Interior Alcino Barris said that the GNR will stay in Timor-Leste to maintain security and protect Timorese people. “All international troops are here to protect us and paid by their own governments so don’t create rumours that the GNR and Australian troops are not showing impartiality” said Barris.

MP from PD party, Rui Menezes told the media that only President Xanana can bring an end to the GNR mission in Timor-Leste. Regarding NFJP’s demands, Menezes said that Timor-Leste is a free and democratic country so people have the right to express their feelings but that does not mean they can act on everything they want MP from PD party, Rui Menezes told the media that only President Xanana can bring an end to the GNR mission in Timor-Leste. (DN, STL)

7 comentários:

Anónimo disse...

Quais exigencias quais carapucas! Se esses mandidos e vadios nao querem fazer nada senao perturbar os inocentes, a GNR tem todo o direito de actuar.

O PR, o Governo, os lideres religiosos e politcos devem falar e persuadir esses "gangs" a pararem com actos de vandalismo.

Interpretando o sentir da populacao peco a GNR que continue a faaazer o seu trabalho!

Obrigado rapazes e para frente!...

Anónimo disse...

Hakarak saida tan,..Australia mai ajuda imi sunu tena ami nia uma, duni tan ami,...agora hakarak GNR sai husi tan .....TIMOR,......hoiii..hakarak ukun nee uza..Politik labele uza Foracas internasional nebe naok ita nia mina...Rona!!!!!!.

VIVA GNR,......

Anónimo disse...

Tradução:

GNR fica em TL + Só o Presidente Xanana pode parar a missão da GNR em TL

GNR fica em TL + Só o Presidente Xanana pode parar a missão da GNR em TL

Em resposta à declaração da Frente Nacional de Justiça e Paz (FNJP) que pediu para a GNR acabar com a sua missão em Timor-Leste, o Ministro do Interior Alcino Barris disse que a GNR permanecerá em Timor-Leste para manter a segurança e proteger os Timorenses. “Todas as tropas internacionais estão cá para nos proteger e são pagas pelos seus próprios governos por isso não inventem rumores que a GNR e as tropas Australianas não mostram imparcialidade” disse Barris.

O deputado do PD, Rui Menezes disse aos media que somente o Presidente Xanana pode pôr um fim à missão da GNR em Timor-Leste. Em relação às exigências da FNJP, Menezes disse que Timor-Leste é um país livre e democrático portanto as pessoas têm o direito de exprimir os seus sentimentos mas que isso não significa que possam fazer tudo o que querem. Deputado do PD, Rui Menezes contou aos media que somente o Presidente Xanana pode pôr um fim na missão da GNR em Timor-Leste. (DN, STL)

Anónimo disse...

Senhor Deputado Rui Menezes.

A democracia e a liberdade num pais pressupoe responsabilidade no que se diz. Nao se pode permitir que organizacoes fantoches facam declracoes sem fundamento, muito menos exigir o que e injusto. Nao sou da Fretilin, mas entristece-me a forma pouco coerente de certos lideres da oposicao que ja deviam estar na companhia do Rogerio Lobato e Alfredo Reinado!...

O que os responsaveis da FNUPJ precisavam era um tratamento psiquiatrico para ver se lhes diminui ou desapareca a tara.

Como Timorense que anseia pela paz apoio totalmente a GNR pelo bom trabalho que tem feito em Timor-Leste.

E expresso a mais intensa indignacao a carta de um tal Manuel Guterres.

Anónimo disse...

seria mesmo boa ideia traduzir a carta do tal Guterres e fazê-la chegar ao governo português, porque Lisboa tem de defender a GNR destas acusações imundas de gente que estava bem era a levar porrada da Kopassus.

Anónimo disse...

O guterres? Ele deve ser um membro da CCF disfarcado de oposicao a tentar enganar as pessoas a acreditar que era melhor continuar com o Mari do que contemplar ter pessoas como o tal "guterres" a ganharem o poder politico.

O Manuel Guterres e uma farsa!!

Anónimo disse...

Como Timorense que anseia pela paz no seu pais e como amigo de Portugal acho que a carta do Manuel Guterres deve ser traduzida, para que o governo portugues e sobretudo o povo saibam a ingratidao daqueles que ha uns sete anos estavam sob o jugo dos generais Probwo e Wiranto e agora se atiram contra os elementos da GNR, os quais tem feito um trabalho digno de respeito e reconhecimento.

Pessoalmente custa-me a acreditar que o Malai Azul e a Margarida nao conhecam nenhum Timorense capaz de traduzir esta carta bem como os comentarios a mesma.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.