No Galo Verde:
Com uma independência extemporânea e com reservas petrolíferas, Timor tem pela frente um futuro sombrio.
E é o petróleo que dita a lei em Timor. Sob o manto diáfano da crise política, que os media internacionais alimentam diariamente, ninguém se dá ao trabalho de ligar a política ao petróleo, a posição de Alkatiri ao facto de ser um defensor de uma posição de privilégio de Timor nas receitas do petróleo do seu Mar, o facto de Ramos Horta, o Nobel da Paz, ser um amigo intímo dos políticos de Davos, com ligações evidentes a grandes interesses económicos mundo fora. Xanana, qual boneco frágil, lá se vai mexendo como pode ao sabor do vento.[link]
Xanana, apesar do seu passado de combate e sacrifício pela causa timorense, nunca foi um político nato nem nasceu com perfil para presidente ou governante. O modo como usa um programa televisivo da ABC (Canal Norte-Americano) com a tese de que Alkatiri preparava uma contra-revolução, para pedir a exoneração daquele; como ameaça com a sua própria renúncia; como consente as intervenções políticas pró-australianas da sua mulher, dá-nos uma ideia do mau caminho que as coisas levam.
As decisões tomadas a partir de manifestações populares alinhadas com as facções em confronto; a ingerência de Xanana na vida interna da Fretilin, dá razão aos que pensam ser Timor inviável como país independente, acabando a prazo na tutela económica e política de Camberra.
Alkatiri é um dos opositores a esta tutela australiana. Tentou deversificar a dependência por várias potências. Por isso, tem de ser afastado, mesmo que com isso se mergulhe o país numa guerra civil.
Em tempo: Díli, 26 Jun (Lusa) - O Presidente da República de Timor-Leste já receb eu a carta de demissão do primeiro-ministro, Mari Alkatiri, disse hoje à Lusa fo nte do gabinete de Xanana Gusmão.
terça-feira, junho 27, 2006
Timor sem rumo
Por Malai Azul 2 à(s) 05:18
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
2 comentários:
"O mito é o nada que é tudo." - Fernando Pessoa
Xanana é um mito.
Neste momento para um crescente numero de pessoas o correcto será dizer: Xanana era um mito.
Enviar um comentário